Educação pública terá sua política de qualidade de vida no trabalho

0

A saúde no ambiente de trabalho deve caber em todas as categorias e formas de sustento, inclusive na escola. Para tanto, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.681 a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação.

A lei define cinco eixos principais para a implementação da política:

  • Promoção da saúde integral: inclui ações de prevenção e atenção à saúde física e mental, como promoção da alimentação saudável, prática de atividade física, prevenção de doenças, e apoio psicológico.
  • Desenvolvimento pessoal e profissional: inclui ações de formação continuada, qualificação profissional, e reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação.
  • Práticas de gestão do trabalho: inclui ações de melhoria das condições de trabalho, como infraestrutura adequada, jornada de trabalho compatível, e participação dos profissionais da educação na gestão da escola.

A lei também estabelece que a implementação da política deve ser feita de forma participativa, com a participação dos profissionais da educação, dos gestores escolares, e dos órgãos públicos responsáveis.

 

Melhoria na educação

 

Segundo o documento, as instituições públicas de ensino terão um ano para elaborar planos em colaboração com municípios, estados, Distrito Federal e União com o tema. “Como metas, as ações devem buscar a formação continuada dos trabalhadores, a participação ativa na melhoria do clima organizacional e combate às causas do adoecimento, que levam ao baixo desempenho”, informa a Agência Brasil.“Esses indicadores deverão ser atualizados todos os anos em plataforma de uso compartilhado, que permita o acesso da população às informações”, acrescenta a notícia.

No âmbito da política, destacamos algumas ações de promoção da saúde integral, como palestras sobre alimentação saudável, prática de atividade física, e prevenção de doenças; atendimento psicológico e psiquiátrico; e programas de vacinação e prevenção de doenças.

Para as ações de desenvolvimento pessoal e profissional, temos: cursos de formação continuada; programa de mentoria para professores iniciantes; e programa de reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação.

E em termos de ações de práticas de gestão do trabalho, podem ser aplicadas: reforma das escolas e construção de novas unidades; jornada de trabalho reduzida; e participação dos profissionais da educação na gestão da escola.

A Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação é uma importante conquista para os profissionais da educação. Ela tem o potencial de melhorar as condições de trabalho e de vida dos profissionais, e de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Nas instituições privadas, é optativa a aplicabilidade dessa medida.

 

Foto: Agência Brasil

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO

pkv games pkv games bandarqq dominoqq pkv games bandarqq dominoqq slot77 pkv games dominoqq bandarqq slot deposit indosat slot dana slot pulsa pkv games dominoqq bandarqq dominoqq MPO mpo play mpo play pkv pkv dominoqq domino99 bandarqq pkv games domino99 dominoqq bandarqq bandarqq bandarqq judi bola bandarqq pkv games pkv games pkv games jam hoki main slot jam hoki main slot bandarqq bandarqq bandarqq pokerqq bandar66 bandar66 parlay bandar sakong bandarqq bandarqq pkv games bandarqq
slot123 slot gacor slot thailand ole777 gb777 ole777 slot telkomsel slot triofus slot gacor
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link
https://www.penrose-press.com/ slot777 hobi369 klik66 klikqq liga99 priaqq cafeqq ayahqq kartu66 cantikqq abangqq ligapoker ligacapsa serverpkv