Home Produtos e serviços Em iniciativa inovadora, Furnas envolve filhos dos funcionários em campanha de SST
0

Em iniciativa inovadora, Furnas envolve filhos dos funcionários em campanha de SST

0
0

Para estimular o uso de EPIs em um setor considerado crítico para segurança e saúde dos trabalhadores, Furnas, empresa dedicada à geração e transmissão de energia elétrica, desenvolveu um trabalho inovador, com a participação de colaboradores inusitados: os filhos dos funcionários.

Nomeado “Animando vidas” o projeto consistiu em um curta-metragem de animação com ênfase em segurança do trabalho produzido por crianças cujos pais  atuavam nas linhas de transmissão da Subestação de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A iniciativa marcou a primeira edição do projeto, que será estendido às demais unidades da empresa.  De acordo com a equipe de SST da companhia, a ideia era estimular a criatividade das crianças e sensibilizar os pais para o cumprimento das normas de segurança.

Cerca de 30 crianças participaram do projeto. Para isso, elas receberam, durante três dias, informações de especialistas e assistentes sociais sobre as normas e equipamentos de segurança de Furnas. Elas foram estimuladas, ainda, a discutir e desenhar aspectos de sua própria segurança nos ambientes doméstico e escolar, em parques de diversões, no trânsito etc. Segundo relatos dos próprios funcionários, as crianças abordaram o tema em conversas em casa com os pais, irmãos, demais parentes e amigos.

No terceiro e último dia do programa, profissionais de uma produtora de vídeos orientaram as crianças sobre as técnicas de animação, formulação de roteiro e filmagem. Então, a partir das próprias ideias e desenhos dos participantes, foi construído o filme de cinco minutos intitulado “A Magia de Sofia”, posteriormente apresentado em uma avant première com a presença dos funcionários e das crianças na sede de Furnas, com transmissão para toda a empresa por intranet.

O projeto “Animando Vidas” foi escolhido como destaque de inovação pela Comissão Técnica do 8º Sense – Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro, realizado no período de 01 a 04 de setembro de 2013, pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial – Coge.

O filme completo, bem como depoimentos de funcionários e demais envolvidos no projeto podem ser assistidos no canal de Furnas no Youtube.

Outras ações. Além do “Animando Vidas”, Furnas conta com outros programas de segurança e saúde do trabalho bem-sucedidos, tais como o GSS em campo – Apoio Multidisciplinar a Emergências, que consiste no deslocamento de uma equipe de segurança e medicina do trabalho para acompanhar, in loco, a execução de serviços de emergência em campo.

De acordo com a empresa, o sucesso do trabalho preventivo pode ser avaliado a partir das estatísticas do setor, segundo o Relatório de Estatísticas de Acidentes no Setor Elétrico Brasileiro, realizado pela Fundação Coge, onde as taxas de frequência de acidentes de trabalho no setor em 2010 e 2013 foram 3,56 e 3,43, respectivamente, enquanto que as taxas apresentadas por Furnas foram, respectivamente, 3,01 e 2,37.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *