Envio de trabalhos para o VII CMATIC
Teve início no dia 14 de setembro, a chamada para o envio de trabalhos para o VII CMATIC (Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção), evento que será realizado de 12 a 15 de abril de 2016, em Brasília (DF).
Em sua VII edição e coordenado pela Fundacentro, o Congresso Nacional será realizado em abril de 2016, onde serão abordados temas desafiadores tendo como tema central as Inovações Tecnológicas na Indústria da Construção: Construindo Novos Rumos em Segurança e Saúde no Trabalho.
Ao todo, serão sete temas oficiais incluindo Inovação em SST; proteções coletivas na indústria da construção; sistema de bloqueio de máquinas e equipamentos; fatores de risco e causas de acidente de trabalho na indústria da construção; cenário atual em SST; instalações elétricas na indústria da construção e doenças psicossociais.
O envio de trabalhos deverá ocorrer até o dia 30 de novembro de 2015, para o e-mail: cmatic@fundacentro.gov.br, conforme o Regulamento para Apresentação de Trabalhos.
Contexto da indústria da construção
A indústria da construção é um dos setores determinantes para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira. Atualmente, a economia mundial faz da competitividade uma das variáveis que estão determinando o êxito ou o fracasso das empresas, tendo na responsabilidade social dos empresários, na utilização de tecnologias avançadas, na qualidade das informações e, principalmente, na valorização das potencialidades humanas, ferramentas imprescindíveis para implementação de estratégias visando o gerenciamento de negócios.
A falta de um gerenciamento eficaz no controle dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e de uma cultura prevencionista continua sendo algumas das principais causas de mortes, mutilações e adoecimentos de trabalhadores no ambiente da construção.
Nesse contexto, o binômio segurança e saúde no trabalho passa a existir como um indicador fundamental para a qualidade e produtividade no setor da construção.
Diante deste cenário, o CPN – Comitê Permanente Nacional Sobre Condições e Meio ambiente do Trabalho na Indústria da Construção recomendou ao Ministério do Trabalho e Emprego a realização do VII CMATIC e de fóruns preparatórios nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Sensível às demandas requeridas, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) mobilizou a Fundacentro, a Secretaria de Inspeção do Trabalho, as representações dos trabalhadores e empresários do setor e outras entidades da sociedade civil organizada para se engajarem na realização deste evento.
Fóruns Preparatórios
Os Fóruns Preparatórios, ou mini-eventos são realizados nas cinco regiões do País, com o objetivo de traçar um diagnóstico sobre a indústria da construção, suas diferenças, limitações e planos de ação a serem consolidados durante a realização do Congresso.
O primeiro Fórum foi realizado na região Sudeste em São Paulo, no dia 28 de julho. O segundo, na região Sul (Curitiba, nos dias 18 e 19 de agosto); o terceiro Fórum na região Norte (Manaus, nos dias 11 e 12 de novembro); o quarto Fórum na região Centro-Oeste, em Cuiabá nos dias 2 e 3 de dezembro e o quinto na região Nordeste (João Pessoa, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2016).
Congresso Tripartite
Sendo a instância colegiada tripartite paritária que tem como atribuição implementar estratégias voltadas para a melhoria das condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção, o Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (CPN) é formado por entidades representativas do governo, empresários e trabalhadores, destacando-se a participação da FUNDACENTRO, DSST/SIT, CNI, CBIC, SINICON, SECONCI/MG, SECONCI/RJ, CONTRICOM, NCST, CUT, UGT, CTB, Força Sindical.
Congressos anteriores
No subsite do PROESIC (Programa de Engenharia de Segurança na Indústria da Construção), Programa coordenado pela Fundacentro, encontram-se disponíveis informações sobre a realização dos Congressos anteriores.
Até o final do mês de setembro, a Assessoria de Comunicação Social da Fundacentro irá desenvolver site oficial, onde serão disponibilizadas todas as informações referentes ao VII Congresso.
Fonte: Fundacentro