Ergonomista avalia causas de doenças em comissários de bordo
Com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos comissários de bordo, Heloísa Machado, doutoranda em ergonomia na Universidade Federal de São Carlos, fez uma ampla pesquisa sobre os estudos já realizados que tratam dos principais fatores de adoecimento no ambiente e na organização do trabalho da categoria. Segundo ela, os aspectos que podem ocasionar danos à saúde desses profissionais foram estudados de forma isolada, deixando lacunas que devem ser investigadas para que se tenha um panorama mais completo dos riscos na atividade.
Alguns estudos apontam as influências do ambiente da cabine na saúde física dos comissários de bordo. Um dos aspectos destacados é o ruído das turbinas, principalmente no pouso e na decolagem. “Quando há excesso de ruído durante a jornada de trabalho, surgem sintomas como dor de cabeça, irritação e ansiedade”, explica Heloísa. A vibração transmitida aos comissários durante o voo está relacionada a lesões e desconforto no pescoço, ombro e coluna lombar. A baixa umidade do ar, devido ao ar condicionado, pode causar problemas respiratórios.
Heloísa destaca ainda a sobrecarga das tarefas realizadas no interior da aeronave, principalmente em voos mais curtos, quando o trabalho é intensificado. “Os comissários estão expostos a fatores biomecânicos, como levantamento de bagagens dos passageiros, inclusive acima da altura da cabeça; movimentação dos carrinhos de serviços de bordo, além de procedimentos de segurança, o que acarreta desgaste físico e psicológico”, ressalta a especialista.
A ergonomista chama a atenção também para a intensificação dos procedimentos de segurança de vôos e dos passageiros, depois do 11 de setembro de 2001. A consequência é o aumento das responsabilidades já atribuídas aos profissionais.
Na edição desta semana do Podprevenir, Heloísa fala ainda sobre os impactos da atividade na saúde mental desses profissionais, dá mais detalhes sobre os fatores analisados e aponta algumas mudanças na organização do trabalho que podem minimizar os riscos à saúde dos comissários de bordo. A entrevista está disponível no endereço www.podprevenir.com.br, também na versão mobile.