FISP 2022 marca sua volta presencial como vitrine do setor prevencionista
A FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção chega a sua 23ª edição em 2022, marcando a volta presencial do maior e mais importante evento de segurança e proteção da América Latina. Organizada e promovida pela Fiera Milano Brasil, em parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho (Abraseg), a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) e o Sindicato da Indústria de Material de Segurança (Sindiseg), o evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, com participação confirmada de mais de 700 expositores e expectativa de 50 mil visitantes.
Na área de exposição, serão vistas novidades de fabricantes e distribuidores dos segmentos de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), que destacam as inovações para as linhas de vestimentas especiais, proteção da face e cabeça, calçados de segurança, equipamentos ergonômicos, trabalho em altura e prevenção de quedas, respiradores, protetores auditivos, óculos de segurança, luvas e creme de proteção, além de diversos representantes da área de serviços, tecnologias e consultorias especializadas. O mercado de itens de segurança no trabalho brasileiro teve um PIB anual de R$ 16,61 bilhões em 2020. De acordo com a Animaseg, os fabricantes de calçados de segurança, por exemplo, responderam por faturamento anual de R$ 2,43 bilhões.
Eventos paralelos
Simultaneamente, acontecerão a 14ª Fire Show – International Fire Fair, voltada para o setor de resgate e proteção contra Incêndios, o Senabom – Seminário Nacional de Bombeiros e o Simpósio Ambientes Seguros, realizado em parceria com as revistas Cipa e Meio Ambiente Industrial para mostrar as sinergias entre as áreas de sustentabilidade e SST. Esta edição conta também com a reedição da instalação da fábrica de calçado de segurança promovida pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a empresa Conforto.
A atração esteve na edição de 2018 da feira e chamou a atenção pela demonstração ao vivo de todo processo de produção do EPI, item obrigatório usado na prevenção de acidentes de trabalho. A parceria entre o IBTeC e a Conforto possibilitará a produção de pares de modelos desenvolvidos para a proteção do trabalhador. A fábrica ocupará 792 metros quadrados da área de exposição do São Paulo Expo e terá operários trabalhando em uma linha de montagem de verdade.
Novos desafios
Com 100% de área de exposição ocupada, os organizadores apostam que esta edição será a maior de todos os tempos, consolidando seu status de vitrine da área prevencionista, uma vez que o setor de SST encontra-se bastante ativado devido ao período recente de pandemia, respondendo com a adequação aos novos desafios trazidos aos empresários e trabalhadores para atender às novas exigências regulatórias e o novo normal nas relações de trabalhos.
As mudanças abrangem os avanços das transformações digitais, a revisão das normas regulamentadoras, a modernização dos sistemas de gestão e a adoção dos sistemas de trabalho remotos e híbridos de trabalho, e, sobretudo, os reflexos dos princípios ESG (meio ambiente, social e governança) no setor de SST, que motivaram o desenvolvimento de novos produtos, conhecimentos e metodologias que acompanham as principais tendências mundiais.
Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, informa que a FISP cumpre seu papel de exibir novidades e lançamentos de diversas verticais de segurança e saúde ocupacional, proporcionando ainda encontros técnicos e atualizando os gestores e demais interessados quanto às novidades do setor. O executivo salienta que é uma oportunidade para os empresários mostrarem as inovações que estão envolvidas em todo o sistema produtivo que compõem as práticas prevencionistas, as tendências do mercado de SST e as soluções que estão por vir.
“Nesta volta presencial preparamos um ambiente propício para a divulgação das novidades e realização de debates que cercam o tema para disseminar informação qualificada e que agrega valor aos profissionais do setor. Por meio da realização de grandes feiras, como a FISP, nosso objetivo é aproximar as organizações e seus players, criando oportunidades de relacionamentos e negócios”, declara.