Folder alerta dentistas para prevenção de acidentes
O MPT (Ministério Público do Trabalho) em Mato Grosso do Sul lançou o folder “Informações importantes que todo profissional de odontologia deve saber” durante o 4º Congresso Sul-Brasileiro de Saúde Bucal, em Campo Grande (MS). A publicação, elaborada em parceria com o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia), tem como objetivo levar informações importantes para prevenção de doenças e acidentes no segmento. O congresso ocorreu no dia 27 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, e foi uma iniciativa do CRO-MS.
A procuradora do Trabalho Simone Rezende, representante regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), fez o lançamento do material e enfatizou a importância da prevenção e da conscientização dos profissionais de saúde bucal. “A prevenção é a melhor forma de se evitar acidentes”, declarou.
No folder, há informações sobre o uso de equipamentos de proteção individual, vestimentas de trabalho e procedimentos seguros para manuseio dos instrumentais e descarte de materiais. A publicação também alerta para a obrigatoriedade do registro no Conselho Federal e da inscrição no Conselho Regional para os auxiliares e técnicos de saúde bucal, que tiveram sua atividade regulamentada pela Lei Federal nº 11.889/2008.
Números
Simone também apresentou dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, do Ministério da Previdência, que entre 2010 e 2012 apontavam as atividades médico hospitalares como o primeiro lugar do ranking de acidentes de trabalho no país com 155.270 registros de acidentes nesses três anos. Em 2013, o Brasil somou mais 56.854 acidentes no setor. Em Mato Grosso do Sul, a saúde ocupa o segundo lugar com 2.111 acidentes registrados de 2010 a 2012, atrás do abate de bovinos. Somente em 2013, foram 850 casos.
Procedimentos seguros
O folder foi elaborado por analistas periciais do MPT com colaboração do Conselho Regional de Odontologia. De forma simplificada, a publicação apresenta informações para a rotina de dentistas e auxiliares quanto aos procedimentos recomendados de biossegurança. As informações abordam o uso de equipamentos de proteção individual, vestimentas de trabalho e procedimentos seguros para manuseio dos instrumentais e descarte de materiais, entre outros aspectos.
A publicação também alerta para a obrigatoriedade do registro no Conselho Federal e da inscrição no Conselho Regional para os auxiliares e técnicos de saúde bucal, que tiveram sua atividade regulamentada pela Lei Federal nº 11.889/2008.
Fonte: MPT em Mato Grosso do Sul