Guia de boas práticas para prevenir acidentes em sistemas de refrigeração e climatização

0

O  crescimento do setor de refrigeração e climatização e o otimismo entre os fabricantes das tecnologias de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, alertaram o mercado brasileiro para o aumento na demanda de técnicos instaladores. Dessa observação, surgiu a necessidade de criar um manual   que transmitisse  boas práticas para a instalação desses sistemas e que pudesse contribuir para a capacitação da mão de obra do setor e a prevenção de acidentes.

Como produto dessa iniciativa, o Procobre idealizou um projeto e, com o apoio da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, especializada na área de refrigeração e ar condicionado, lançou o guia “Boas práticas no uso do cobre para refrigeração e climatização”.

“A Abrava e o Senai desenharam o escopo do trabalho e coube ao professor José de Jesus Amaral Marques, da escola Senai, desenvolver os temas técnicos complementados pela Abrava e pelo Procobre, explica o engenheiro Antonio Maschietto, coordenador do projeto.

O guia oferece orientação profissional aos técnicos que trabalham com climatização e refrigeração para a correta utilização do cobre em instalações. O material é apresentado de maneira didática, com ilustrações, que facilitam o entendimento. “O guia se destina a profissionais instaladores e a empresas de refrigeração e climatização e aborda a segurança operacional, o manuseio de tubos, o uso de fluidos frigoríficos e o processo de brasagem, com ênfase nas boas práticas. Auxilia também na escolha de tubos de cobre para a montagem de sistemas frigoríficos duráveis e sustentáveis, com vistas à proteção do meio ambiente e ao bem-estar da sociedade”, diz Maschietto.

  O cobre tem a melhor condutibilidade térmica entre os metais de engenharia e está presente em todo sistema de refrigeração e climatização, daí a importância de ser utilizado de maneira correta. Nesses sistemas, segundo Maschietto, as propriedades do cobre garantem boa resistência a pressões internas e golpes de aríete, a possibilidade de soldagem das peças, com segurança às tubulações, a boa deformação plástica, garantindo a confecção das tubulações, a resistência a altas e baixas temperaturas, a não oxidação quando exposto à atmosfera ambiente, entre outras características.

  Ao compartilhar e difundir informação sobre à aplicação de tubos de cobre nos sistemas de refrigeração e climatização, o objetivo é contribuir para a capacitação dos profissionais da área, orientando-os quanto à correta determinação e especificação dos materiais utilizados, para prevenção de acidentes.

O livro está disponível para download, de forma gratuita, no site : https://www.procobre.org/pt/wp-content/uploads/sites/4/2018/06/boas-praticas-uso-cobre-climatizacao.pdf

Sobre o Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos que faz parte da Internacional Copper Association (ICA), sediada em Nova York e líder mundial na promoção do cobre, metal que sempre se fez presente na evolução das civilizações. O Procobre tem como missão gerar demandas para os produtos de cobre, difundir informações sobre os atributos técnicos e científicos do material, identificar contribuições do cobre para a formação e preservação da vida, fomentar pesquisas, desenvolver processos e produtos tecnológicos e criar novos usos para o metal. Seus dois maiores desafios são posicionar a indústria do cobre como um setor fundamental para responder às demandas da sociedade e disseminar informação sobre esse metal que atende às preocupações do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Expressão das Letras Soluções Integradas em Comunicação 

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...