Hospital de Mauá reduz drasticamente acidentes com perfurocortantes

0

A Santa Casa de Mauá(SP) está há mais de 300 dias sem registrar acidentes com materiais perfurocortantes e exposição biológica. De acordo com o supervisor técnico de segurança do trabalho, Sidnei Lopes Gregos, o hospital investiu na aquisição de novos materiais para aumentar a segurança e melhorar o conforto dos profissionais da área de saúde.

Em 2012 foi criada uma comissão gestora multidisciplinar com profissionais da saúde e outros setores do Hospital, em atendimento à Norma Regulamentadora – NR-32, Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde – Anexo III, plano de prevenção de riscos com materiais perfurcortantes, quando passou-se a utilizar materiais como seringas, agulhas, scalps, cateteres e lancetas com dispositivos de segurança.

“Além disso, foi realizado um trabalho paralelo de treinamento e capacitação para que os profissionais adquirissem melhores técnicas de manuseio com esses novos materiais”, explica Gregos.

Para evitar o risco da exposição biológica, todos os profissionais de enfermagem da Santa Casa de Mauá também recebem EPIs (óculos de segurança, luva de procedimento, máscara e avental de proteção).

Para o superintendente Harry Horst Walendy, a redução desses acidentes também foi possível graças ao grande envolvimento e comprometimento de mais de 250 profissionais envolvidos. “Afinal, segurança é qualidade de vida e quem cuida também tem que se cuidar”.

Neste ano, a Santa Casa de Mauá completou 50 anos de fundação e suas instalações estão passando por obras de ampliação e em três anos, deverá se tornar referência regional. A instituição médica atende pacientes da rede particular, convênios e SUS (mediante encaminhamento pela Secretaria de Saúde de Mauá).

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...