Indústrias buscam consultoria para adequar máquinas às normas de segurança

0

consultoriaA segurança do trabalho em linhas de produção está amparada por leis e normas que envolvem as máquinas da indústria. Uma delas é a NR-12, uma norma de difícil entendimento e aplicação. Isso requer um acompanhamento especializado para que as empresas saibam se o maquinário está adequado e se a indústria deve, dessa forma, investir em adequações e novos equipamentos, conforme explica Bruno Bilbao Adad, engenheiro de segurança do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, localizado em Curitiba (PR).

Conforme o texto da norma, a NR-12 tem como objetivo garantir a “saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas”.

De acordo com Adad, a complexidade da norma torna necessário um acompanhamento. “Isso de fato é complexo uma vez que deve-se analisar e observar cada detalhe de todas e cada uma das máquinas e enquadrá-las nos parâmetros da NR-12 para que, com base nessas observações, a empresa possa priorizar suas ações”.

O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, que fica na CIC (Cidade Industrial de Curitiba), possui uma equipe de consultores para avaliação de máquinas e equipamentos, o que permite que as empresas tenham maquinário de acordo com essas instruções. Esse foi o caso da Metalkraft, indústria que trabalha com peças automotivas. A empresa precisa de consultorias regularmente e teve a última delas realizada no primeiro semestre de 2016. “Conforme fazemos melhorias, pedimos a consultoria do Senai para saber se os equipamentos estão adequados”, explica Luciane de Souza Gomes Vilas Boas, do setor de Recursos Humanos da Metalkraft.

Para a profissional da empresa, a consultoria do Senai traz confiança, por se tratar de uma instituição que possui foco na indústria. “Buscamos sempre o Senai porque a gente tem total segurança nas informações técnicas. Os consultores são muito práticos e objetivos para atender a um cliente específico, que é a indústria”, diz Luciane.

Adad afirma que as consultorias para esse tipo de norma são importantes para que as empresas possam implementar suas ações. “Um adequado diagnóstico da situação é fundamental para a boa gestão da prevenção de acidentes na empresa, assim como ajuda a evitar acidentes pela rápida visualização dos riscos, além de a empresa contar com o apoio de um time de consultores altamente gabaritados, que fornecem suporte às empresas sempre que demandados”, explica.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...