Indústrias buscam consultoria para adequar máquinas às normas de segurança

0

consultoriaA segurança do trabalho em linhas de produção está amparada por leis e normas que envolvem as máquinas da indústria. Uma delas é a NR-12, uma norma de difícil entendimento e aplicação. Isso requer um acompanhamento especializado para que as empresas saibam se o maquinário está adequado e se a indústria deve, dessa forma, investir em adequações e novos equipamentos, conforme explica Bruno Bilbao Adad, engenheiro de segurança do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, localizado em Curitiba (PR).

Conforme o texto da norma, a NR-12 tem como objetivo garantir a “saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas”.

De acordo com Adad, a complexidade da norma torna necessário um acompanhamento. “Isso de fato é complexo uma vez que deve-se analisar e observar cada detalhe de todas e cada uma das máquinas e enquadrá-las nos parâmetros da NR-12 para que, com base nessas observações, a empresa possa priorizar suas ações”.

O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, que fica na CIC (Cidade Industrial de Curitiba), possui uma equipe de consultores para avaliação de máquinas e equipamentos, o que permite que as empresas tenham maquinário de acordo com essas instruções. Esse foi o caso da Metalkraft, indústria que trabalha com peças automotivas. A empresa precisa de consultorias regularmente e teve a última delas realizada no primeiro semestre de 2016. “Conforme fazemos melhorias, pedimos a consultoria do Senai para saber se os equipamentos estão adequados”, explica Luciane de Souza Gomes Vilas Boas, do setor de Recursos Humanos da Metalkraft.

Para a profissional da empresa, a consultoria do Senai traz confiança, por se tratar de uma instituição que possui foco na indústria. “Buscamos sempre o Senai porque a gente tem total segurança nas informações técnicas. Os consultores são muito práticos e objetivos para atender a um cliente específico, que é a indústria”, diz Luciane.

Adad afirma que as consultorias para esse tipo de norma são importantes para que as empresas possam implementar suas ações. “Um adequado diagnóstico da situação é fundamental para a boa gestão da prevenção de acidentes na empresa, assim como ajuda a evitar acidentes pela rápida visualização dos riscos, além de a empresa contar com o apoio de um time de consultores altamente gabaritados, que fornecem suporte às empresas sempre que demandados”, explica.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link