Iniciativas do SESI valorizam a saúde integral do trabalhador
É sabido que cada vez mais o mundo do trabalho está desafiador, o que leva a importância em cuidar da saúde física e mental, ou seja, a saúde integral do trabalhador é essencial. Para tanto, regionais do Serviço Social da Indústria (SESI) estão com um pool de iniciativas para auxiliar empresas e pessoas nessa jornada.
Uma delas é uma ferramenta desenvolvida para a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), sendo possível identificar e avaliar riscos de acordo com os critérios da Norma Regulamentadora 01 (NR-1) e prevenir acidentes e doenças ocupacionais, visando à saúde e à segurança dos empregados e possibilitando que as organizações invistam de maneira mais inteligente em segurança e saúde no trabalho (SST).
Saúde integral
Segundo informações do órgão, 1,2 milhão de trabalhadores de 27 mil empresas industriais são beneficiados, atualmente, pela metodologia. Katyana Aragão, gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, conta que o método incorpora e traduz os requisitos legais previstos na NR-1 de maneira simples para avaliação e classificação dos riscos. “Isso possibilita que as empresas priorizem as ações preventivas de acordo com o nível de risco apresentado. Dessa forma, elas podem direcionar investimentos às situações mais críticas, além de planejar ações de curto, médio e longo prazo, contribuindo com o processo de melhoria contínua da gestão em SST”, explica.
Outra iniciativa é o SESI CONECTA SAÚDE, evento que já beneficiou mais de 50 mil pessoas, tem o propósito reforçar a importância de criar ambientes de trabalho realmente saudáveis em um mundo em constante transformação. “Considerando o cenário mundial e brasileiro de aumento da expectativa de vida da população, aumento na prevalência de casos de doenças como obesidade e transtornos mentais e comportamentais, entre outros, precisamos atuar de forma a contribuir positivamente para o cuidado integral e para a longevidade saudável e produtiva de todos, e tudo começa pelas nossas escolhas e pelo nosso autocuidado: cuidar de si para cuidar do outro”, observa Letícia Lessa, gerente de Saúde Mental e Inovação do SESI Rio Grande do Sul. Em maio, o estado foi palco da terceira edição do evento.
Para Lessa, a prevenção é sempre melhor que cuidar de situações que já se tornaram extremas, como ambientes tóxicos ou problemas de saúde como quadros de ansiedade e Burnout: “O trabalho, o ambiente e as relações cultivadas neste local exercem um papel fundamental no reforço de práticas de cuidado com a saúde física e mental. Pois o trabalho, como núcleo da vida contemporânea, ao oportunizar segurança financeira, identidade pessoal e social, é também um elemento-chave para o bem-estar e a saúde individual”, reforça.
Prática de atividade física e boa alimentação, fortalecimento e estímulo da saúde ocupacional, como a ginástica laboral, além de atividades de lazer, sono adequado, equilíbrio entre vida pessoal, trabalho e uso de tecnologia, além de em investir no autoconhecimento são algumas das recomendações das especialistas.
Foto: divulgação SESI