Inscrições para 22ª edição da MegaSipat já estão disponíveis
A 22ª edição da MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, será realizada de 15 de setembro a 31 de outubro em formato híbrido na sede e nas regionais do SindusCon-SP: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba.
O evento tem caráter coletivo e de promoção da melhoria na qualidade de vida do trabalhador e auxilia as empresas do setor da construção civil de todo o Estado de São Paulo a complementar a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
As empresas interessadas deverão inscrever os seus funcionários para que recebam os atendimentos presenciais nas obras. As inscrições serão abertas em 8 de setembro. Vagas limitadas. Informações e inscrições: (11) 3334-5630, (11) 3664-5808 ou e-mail captrab@sindusconsp.com.br .
Cultura prevencionista
A realização é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), com o patrocínio da Atlas Schindler e apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sintracon), Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (Sintesp-SP), Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo (Apemec). O Estadão é o parceiro institucional.
As ações da MegaSipat buscam desenvolver uma cultura prevencionista, despertando o interesse dos trabalhadores em evitar acidentes de trabalho e cuidar da saúde, baseando-se nas seguintes diretrizes: transmitir conhecimentos e técnicas sobre a prevenção de acidentes, higiene, segurança e medicina do trabalho, além da prevenção e proteção ao meio ambiente; estabelecer um pensamento prevencionista com vistas à mudança de comportamento social, despertando assim a consciência dos trabalhadores; e, promover a aproximação de empregados, empregadores e órgãos governamentais para um objetivo conjunto: mais qualidade de vida.
O objetivo principal do programa é difundir e firmar conceitos de segurança e saúde no trabalho para que os trabalhadores da construção civil sejam multiplicadores de boas práticas, informações e experiências de prevenção de acidentes de trabalho e de manutenção da saúde.
Evento híbrido
Este ano, o Programa continua em formato híbrido. Assim, as empresas podem solicitar ao SindusCon-SP atendimento presencial, dentro de um pacote desenvolvido para a MegaSipat, bem como podem desfrutar de atividades on line, as quais estarão disponíveis para as empresas organizarem atividades nos canteiros de obras durante o período. São elas:
Presencial: Atendimento personalizado para as empresas associadas do SindusCon-SP e/ou contribuintes do Seconci-SP. Os técnicos de segurança do programa PSS juntamente com os representantes das empresas farão um planejamento de palestras (presenciais e virtuais) que serão realizadas durante a MegaSipat. Conforme o cronograma, os técnicos realizarão as palestras presenciais ou apresentarão as palestras virtuais que foram gravadas pelos especialistas das áreas contempladas no evento.
Virtual: O projeto oferecerá uma sequência de conteúdos virtuais de prevenção e orientações para as empresas e trabalhadores, sobre segurança e saúde no trabalho.
Os atendimentos presenciais deverão ser devidamente solicitados e agendados com antecedência.
Entre os destaques da programação estão:
SENAI – Segurança do Trabalho
Realização de palestras presenciais conforme cronograma definido com as empresas sobre: Trabalho em Altura (base NR-35); EPI’s (base NR-6) e Sinalização nos Canteiros de Obras (NR-18).
SESI – Área Esporte: Vídeos sobre Saúde Mental e Ginástica laboral. Seconci-SP – Quiz de Saúde e palestra sobre Saúde Mental.
As atividades presenciais (palestras e/ou exames preventivos) serão disponibilizadas, mediante solicitação das empresas.