III ENEST destacou necessidade da visão holística na segurança do trabalho

0

O III ENEST – Encontro Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, realizado, entre os dias 27 e 29 de maio, no Campus Boa Vista, da Universidade Vila Velha, no Espírito Santo, trouxe a importância da visão holística para a cultura da prevenção de acidentes.

O evento, organizado pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), juntamente com a Associação Capixaba de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asscest), reuniu engenheiros de segurança do trabalho de todo o país e proporcionou a troca de experiências com diversos especialistas, que debateram assuntos atuais, como perícias judiciais, PGR, eSocial, ESG.

O III ENEST também contou com a presença de palestrantes internacionais, apresentação de painéis técnicos, minicursos, SIPAT, entre outros assuntos, com o intuito de promover as discussões mais relevantes que envolvem os diversos temas da engenharia de segurança do trabalho e demais áreas correlatas.

Segundo Igor Lima, presidente da AEST-RJ – Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, organizadora do evento, esta condição se constitui como um importante elemento na conclusão do evento, portanto, se amplia o campo para a disseminação de se fazer prevenção da melhor forma, mas primeiro se sabendo qual o caminho e como chegar. “Foram debates enriquecedores”, destacou Lima.

 

Oportunidades e desafios

 

Segundo ele, um dos aspectos mais discutidos no encontro sobre o processo educativo gira sobre as novas metodologias de capacitação utilizadas para adultos, com métodos práticos e participativos. “Tivemos muito debates sobre as mudanças nas NRs diante do GRO/PGR, o eSocial, as pressões do mercado, as oportunidades e desafios, tudo para se atender as necessidades das empresas”, destacou.

Igor conta que as polêmicas atuais quanto às Perícias Técnicas também foram enfatizadas, principalmente nos valores dos honorários e também nas questões técnicas de Higiene Ocupacional. “Esses temas contaram com bastante participação do público, mostrando a importância de espaços para esses debates entre os profissionais da área prevencionista”, observou.

Segundo Igor, a AEST-RJ se fez presente em diversas apresentações contribuindo e colhendo ideias de consenso para futuros trabalhos de melhorias para a atuação dos prevencionistas e para a Saúde e Segurança do Trabalhador.

“Encontros desse tipo alavancam expectativas e estimulam o crescimento profissional, faz acreditar num futuro promissor”, pontua o presidente da AEST-RJ.

Para Benvenuto Gonçalves Jr., presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), o III ENEST conseguiu atingir seus objetivos dentro das discussões propostas. “Durante o encontro foi possível construir novas alternativas dentro da Engenharia de Segurança do Trabalho, na região de Vila Velha. A próxima edição do ENEST será em 2023, em Salvador, BA”, informou

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link