Itapeva: Coletores de lixo recebem equipamentos de proteção individual
Os EPIs (equipamentos de proteção individual) foram entregues aos coletores de lixo de Itapeva (SP), no dia 11 de março. Os serviços na cidade chegaram a ser impedidos em janeiro após o Ministério Público do Trabalho e Emprego apontar irregularidades nas condições de trabalho dos funcionários.
Entre os itens recebidos estão vassouras, luvas e uniformes. Além disso, os coletores já estão realizando exames médicos, conforme determina a lei.
Para cumprir a determinação do MTE, a prefeitura também já disponibilizou um ônibus para levar os trabalhadores até o local da coleta, pois eles estavam indo no caminhão de lixo. Porém, o órgão ainda procura um lugar para implantar um refeitório aos profissionais.
O caso
O MTE interditou em janeiro o serviço de limpeza pública em Itapeva após um auditor-fiscal do órgão ver uma funcionária trabalhar sem luvas, em contato direto com o lixo, e outra almoçar sentada no banco de uma praça do município. Na época, o secretário de Governo da cidade, Antônio Maurício Marciel, prometeu que o Executivo forneceria equipamentos de proteção individual e construiria um refeitório aos trabalhadores.
Fonte: G1