Jogo de tabuleiro ganha espaço nas empresas para treinar as equipes em habilidades socioemocionais

Foto: Patrícia Gamba, diretora do grupo Super Cérebro. Crédito: Divulgação

0

Muito presente no ambiente infantil, jogos de tabuleiro são divertidos e estimulam a competitividade, mas não é apenas isso. Com regras e objetivos claros, para chegar até o final é preciso diversas habilidades, como persistência, estratégia, liderança, planejamento e capacidade de concentração. Por isso, esse tipo de jogo tem ganhado espaço dentro das empresas que buscam ferramentas para desenvolver as habilidades socioemocionais de seus colaboradores, as chamadas soft skills.

 

Criado para auxiliar gestores no desenvolvimento das competências comportamentais de suas equipes, o tabuleiro é um dos recursos que integram o método Super Cérebro Empresas, do Grupo Super Cérebro. Os jogos seguem uma narrativa e criam um contexto para que as atividades de simulação, análise de cases e outros tipos de dinâmica sejam atrativas e tenham engajamento e participação voluntária dos jogadores.

 

De acordo com Rodrigo Lareira, diretor de novos negócios do Super Cérebro, o relacionamento interpessoal dos participantes é colocado à prova, permitindo assim uma melhor percepção sobre os pontos cegos e oportunidades das habilidades socioemocionais da equipe. “O método Super Cérebro Empresas desenvolve competências que não são exploradas na formação profissional, mas que se revelam muito necessárias no dia a dia corporativo”, diz.

A dinâmica é aplicada em grupos de 5 até 20 pessoas e dura aproximadamente oito horas, mas pode ser ajustada à realidade de cada empresa. O jogo é composto por seis módulos, que podem ser oferecidos de forma unificada ou independente. Os módulos trabalham liderança por propósito, criatividade e inovação, cooperação e trabalho em equipe, comunicação interpessoal, inteligência emocional, fácil adaptação e flexibilidade.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...