Levantamento irá traçar diagnóstico de segurança no setor de rochas ornamentais capixaba

0

Sindirochas, Sesi-ES e Sebrae-ES anunciaram, durante uma live realizada no dia 26 de maio, o desenvolvimento do “Diagnóstico de Segurança do Setor de Rochas Ornamentais”. Com o levantamento, as entidades parceiras buscam ampliar e otimizar ações para promoção da saúde e segurança, prevenção de acidentes e melhoria da competitividade e produtividade do setor de rochas do Espírito Santo. A atividade é responsável por 10% do PIB capixaba e gera, no Estado, cerca de 25 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos.

O lançamento aconteceu em ambiente virtual e reuniu cerca de 200 pessoas, entre empresários, profissionais do segmento e representantes do sindicato laboral. Na abertura, o presidente do Sindirochas, Ed Martins, explicou que o diagnóstico vai abranger todo o processo produtivo. “O diagnóstico vai olhar para o processo produtivo como um todo, de forma a mitigar problemas futuros. Nosso objetivo maior é preservar a vida dos colaboradores e evitar acidentes. Fiquei bastante satisfeito em ver tantas pessoas reunidas e interessadas no tema. Esta foi uma demonstração clara da importância dessa pauta”, afirmou o líder da entidade patronal.

Segundo o diretor técnico do Sebrae-ES, Luiz Toniato, o assunto deve ser tratado como prioridade por todos os setores econômicos. “O setor de rochas está de parabéns por esta iniciativa. Este é um segmento importante para a nossa economia, que está presente em todos os municípios do Estado. Estamos interagindo com todas as nossas regionais de forma a ter cada vez mais, mais empresas atuando com segurança”, pontuou.

Empresas podem receber diagnóstico gratuito

Até 100 empresas do setor de rochas ornamentais capixaba, de pequeno e médio porte, terão acesso ao diagnóstico de forma 100% gratuita, por meio de subsídio oferecido pelo Sesi-ES e Sebrae-ES. No entanto, o estudo abrande indústrias de todos os portes. No entanto, as empresas associadas à entidade patronal que não sejam alcançadas pela gratuidade mencionada, terão acesso a desconto especial. Os interessados devem enviar e-mail para: mercado@findes.org.br

O estudo irá identificar os pontos mais sensíveis das empresas do segmento no atendimento às exigências legais determinadas pelas normas reguladoras em segurança e saúde do trabalho. Segundo a gerente de saúde e segurança do Sesi-ES, Adriana Carvalho, o estudo já pode ser iniciado, basta as empresas demonstrarem seu interesse. “Este trabalho não atende obrigatoriedade legal, é um documento da empresa para melhoria de seu ambiente de trabalho e, consequentemente, contribui para atender aos requisitos demandados pela legislação”, pontuou.

O diagnóstico acontecerá em quatro etapas. A primeira delas é a fase de sensibilização e conscientização sobre os objetivos do estudo; na segunda, acontecerá visita em campo para mapeamento de perfil da empresa, tendo como checklist base normas reguladoras aplicáveis ao setor; a terceira etapa refere-se ao relatório técnico, onde serão feitas as análises de conformidade e não conformidade encontradas; a quarta e última etapa envolve a devolutiva do levantamento feito, com apresentação à empresa e destaque nas ações de melhorias a serem implementadas.

“O Sindirochas, em momento algum, terá acesso à informação individualizada das empresas que participarem do diagnóstico. Teremos acesso apenas ao contexto geral do ambiente de saúde e segurança de todo o setor de rochas capixaba”, reforçou o diretor executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas.

Para assistir a live na íntegra acesse: https://youtu.be/DKBvB49y6sA
E para acessar a apresentação sobre o diagnóstico clique em: https://bit.ly/3sZ4vPC

 

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link