Mapeamento de riscos é realizado em hospital do Maranhão
Para mapear áreas de risco e reforçar a segurança no ambiente de trabalho, o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) do HCM (Hospital Dr. Carlos Macieira) está realizando o trabalho de reconhecimento em todo o hospital. A ação, que é periódica, é executada em parceria com os profissionais dos setores.
A engenheira do Trabalho do HCM, Jaqueline Rodrigues, explicou que a equipe do Sesmt tem vistoriado os setores tanto da área administrativa como assistencial. “A prevenção começa com o conhecimento dos riscos, que são mutáveis, além da busca por melhorias e medidas de proteção ao trabalhador, com o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), entre outros”, informou.
Segundo a coordenadora administrativa e presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do HCM, Ana Carolina Silva, esse mapeamento de riscos é indispensável para a promoção da segurança de todos. “É muito importante estabelecer o mapa de riscos, principalmente em um ambiente hospitalar. Assim, conseguimos prevenir com eficácia os acidentes fazendo da Cipa uma comissão comprometida com a saúde e o bem-estar de todos”, avaliou.
Além da engenheira Jaqueline, os técnicos em Segurança do Trabalho Danyelle Petrinny, Eduardo De’Iran e Valdemar Neto realizam entrevistas com a equipe multiprofissional de cada setor, como forma de entender os riscos, necessidades e cuidados de cada atividade. “A nossa visita aos setores inclui desde a avaliação dos riscos físicos, biológicos e químicos até o tempo de exposição do profissional”, explicou Jaqueline Rodrigues.
Fonte: Portal do Governo do Estado do Maranhão