Monitor do trabalho decente é lançado pelo Conselho de Justiça
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU têm em seu escopo 17 objetivos voltados para superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030. O de número 8 trata do “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” e tem como meta “a promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”. O objetivo do monitor é ajudar no atendimento a esse ODS.
Monitor do trabalho decente
Para o Monitor do Trabalho Decente trazer resultados, o desafio é grande e os entraves inúmeros, mas ações estão sendo feitas. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), lançou o Monitor do Trabalho Decente (MTD) e usa a Inteligência Artificial para reunir informações sobre processos julgados na Justiça do Trabalho sobre trabalho infantil, assédio sexual, contratos de aprendizagem e trabalho análogo ao escravo.
“As informações são disponibilizadas em painéis de Business Inteligence (BI) que utilizam dados de sentenças, decisões e acórdãos proferidos por magistradas e magistrados da Justiça do Trabalho a partir de 1º de junho de 2020”, informa nota do CSJT.
Os dados podem ser acessados neste link
Foto: reprodução