MPT e MPF firmam cooperação para o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas

0

O Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram em abril um termo de cooperação técnica para o combate ao trabalho escravo contemporâneo e ao tráfico de pessoas. A parceria permitirá ainda o levantamento das denúncias e investigações criminais e trabalhistas sobre o trabalho análogo ao de escravo em todo o país.

De acordo com a assessoria do MPT, o acordo prevê a criação de uma comissão executiva composta por  três integrantes do órgão e três do MPF, além de permitir a troca de informações e o compartilhamento de dados sobre ações judiciais e procedimentos de investigação de combate e erradicação do trabalho em condições análogas às de escravo e ao tráfico de pessoas.

>> OIT atua junto com governos, de organizações de trabalhadores e de empregadores contra trabalho forçado e escravidão moderna

>> Vacinação contra a Covid-19 é obrigatória para empregadores e empregados, diz MPT

>> Empresas devem refletir sobre o peso emocional do home office

Um esforço que se justifica, uma vez que o trabalho escravo contemporâneo ainda é uma realidade no país. Tanto que no dia 30 de abril deste ano os Auditores-Fiscais do Trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) resgataram seis trabalhadores em condições análogas à escravidão durante operação iniciada no dia 24 de abril, no interior do município de Novo Progresso, no Pará, localizado a 1.639 km de Belém. As vítimas trabalhavam fazendo cercamento para o gado e estavam em condições degradantes de trabalho, morando em barracões de lona no interior da propriedade rural.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link