Mudança de hábitos contribui para longevidade saudável

0

Segundo matéria publicada pela Veja, novos estudos mostram o quanto os hábitos saudáveis são fundamentais para manter a saúde mental distante de transtornos como depressão e ansiedade, quadros que também se tornaram mais rotineiros durante a pandemia.

Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, revelaram como a alimentação saudável pode contribuir para melhorar os sintomas depressivos. Um determinado grupo de pessoas, com diagnóstico de depressão de moderada a grave, tiveram a dieta alterada e ingeriram mais vegetais e frutas e menos comidas industrializadas e carnes vermelhas. A pesquisa identificou uma melhora nas alterações de humor e ansiedade.

Outro estudo, feito pela Universidade de Medicina de Tóquio e publicado na revista científica Nature, apontou que a atividade física frequente pode diminuir significativamente as chances de depressão em idosos. Depois de dois anos monitorando quase 1.500 pessoas com mais de 65 anos sem histórico de transtorno mental, os cientistas descobriram que os sedentários tinham quase duas vezes mais chances de desenvolver depressão do que quem tinha a prática regular de exercícios.

E uma terceira pesquisa, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, acompanhou os hábitos noturnos de 10 mil adultos americanos e concluiu que pessoas com insônia apresentam maior risco de desenvolver depressão depois de um ano, ainda que não haja nenhum transtorno mental previamente diagnosticado.

Portanto, a longevidade saudável é uma fórmula simples: ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e o cigarro, ter noites de sono reparadoras e controlar o peso corporal.

 

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.01.2022. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link