PB: Sesi atenderá em 2015 mais de 15 mil trabalhadores da indústria com ações de SST
Qualidade de vida no trabalho é fator determinante para o sucesso de qualquer segmento. Ambientes seguros e saudáveis oferecem ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias.
Pensando nisso o Sesi desenvolveu o Modelo de Saúde e SST (Segurança no Trabalho). O modelo ajuda as empresas a identificar os riscos e a implementar gestão de SST, além de orientar as empresas a atender às 35 Normas Reguladoras definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e os requisitos legais do Ministério da Previdência e Saúde.
Segundo Rose Betânia, gerente de Saúde do Sesi PB, o Sesi atua na área, junto às empresas, oferecendo um conjunto de ações com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho. “Nós oferecemos serviços que promovem a redução de doenças e acidentes ocupacionais, e ainda as perdas de produtividade provocadas pelo afastamento dos trabalhadores, e com isso ajudamos as indústrias a manter um ambiente de trabalho seguro. Os serviços são diversos desde cursos, diagnósticos, programas legais de SST, campanhas de vacinação, Cipa, consultoria, entre outros”, ressaltou.
Na Paraíba, com esse Modelo de SST, o Sesi tem contribuído para a redução do número de acidentes de trabalho e para a melhoria na qualidade de vida do trabalhador. Só em 2014, 351 indústrias e 13.514 trabalhadores foram sensibilizados para a adoção de práticas de segurança e saúde do trabalho.
Rose ainda falou sobre a importância da adesão das empresas ao Modelo de SST do Sesi. “Uma indústria considerada referência em SST é aquela que oferece aos seus trabalhadores um ambiente de trabalho seguro e saudável e um programa de controle de saúde ocupacional eficiente. Um exemplo é o Engenho Imaculada Conceição – Cachaça Serra Limpa, que receberá esse ano, o Selo de Reconhecimento do Ministério do Trabalho por ser considerada uma empresa que cuida da saúde e segurança dos seus funcionários”, concluiu Rose.
Fonte: Fiep/PB