Pesquisa da Unesp estuda afastamentos por transtornos mentais

0

A mestranda da Unesp de Franca , Tassiana Costa Ferreira Teixeira, apresentou a dissertação de mestrado “A saúde mental do trabalhador: estudo sobre os afastamentos por transtornos mentais”.

De acordo com a dissertação apresentada, embora existam apontamentos significativos na literatura que demonstrem os problemas psíquicos como uma das principais causas de afastamento do trabalhador, a legislação referente ao mesmo pouco esclarece este fato, e acredita-se que é deficitária a respeito da preocupação com o aspecto emocional do trabalhador para melhor desempenhar suas funções.

Ao pensar em saúde do trabalhador é necessário considerar um conjunto de ações que visam à promoção, à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores. A partir de então, pensar em promover melhorias nos processos e ambientes de trabalho, visando prioritariamente a prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

As políticas destinadas a promover a saúde do trabalhador devem ser estendidas e garantidas a todos os trabalhadores, sem qualquer distinção. É imprescindível que os trabalhadores se sintam bem em seus locais de trabalho, pois é o trabalho a oportunidade de ser seu organizador da vida social, uma vez que passa por ali a construção da sua história, devendo, pois serem sujeitos dela, com possibilidades de pensar e criar sempre condições de trabalho saudáveis.

Sendo assim, segundo a autora, a dissertação objetivou conhecer os motivos dos afastamentos por transtornos mentais, dos servidores municipais de Franca, a partir da fala do sujeito, avaliando como os mesmos percebem a legislação trabalhista sobre saúde do trabalhador e segurança do trabalho, surgida ao longo da construção da saúde ocupacional, em especial a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e como tais políticas consideram os aspectos subjetivos que interferem significativamente na saúde mental do trabalhador.

Com esta pesquisa espera-se propostas de projetos e ações que visem atitudes preventivas para a saúde mental do servidor público municipal de Franca.

Informações: assessoria de comunicação/Unesp

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...