Programas de prevenção para evitar acidentes no trabalho devido ao consumo de álcool
Com a proximidade do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, CISA esclarece os riscos do álcool para o trabalhador e enfatiza a importância da prevenção
Ao contrário do que muitos acreditam, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode causar prejuízos à performance, qualidade e segurança no trabalho, pois é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central, e com potencial de gerar dificuldade no autocontrole sobre o consumo e dependência. Seus principais efeitos a curto prazo envolvem:
• Prejuízo do julgamento e da crítica;
• Prejuízo da percepção, memória e compreensão;
• Diminuição da resposta sensitiva e retardo da resposta reativa;
• Diminuição da acuidade visual e visão periférica;
• Incoordenação sensitivo-motora, prejuízo do equilíbrio;
• Sonolência;
• Alterações do humor, não somente durante a intoxicação como em momento posterior.
Desta forma, interfere negativamente na rotina do empregado, estando associado a maior incidência de absenteísmo (faltas), atrasos, acidentes, atritos pessoais, queda no desempenho, entre outros prejuízos. A empresa também é prejudicada, com eventuais danos ao patrimônio, custos com demissões e rotatividade da mão de obra, licenças médicas, comprometimento da produtividade da empresa e outros.
Nesse sentido, vale enfatizar a importância da prevenção e os benefícios para o empregado e para a empresa. “Por meio de programas de prevenção, todos os lados são beneficiados. O trabalhador, por ter acesso a local de trabalho mais seguro e saudável, além de informações adequadas e ajuda de profissional especializado quando necessário. Já a empresa, poderá melhorar sua imagem atrelada à responsabilidade social, prevenir custos com saúde, além de aumentar a sensação de identificação do indivíduo com o trabalho, promovendo um ambiente propenso ao crescimento individual e coletivo”, afirma Dr. Arthur Guerra, Presidente Executivo da ONG.