Raízen investe em ações e treinamentos de segurança
Reconhecendo que segurança é primordial para a manutenção das operações, a Raízen, que atua desde o cultivo e processamento da cana até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, vem promovendo iniciativas que reforçam a importância da direção defensiva e boas práticas de segurança para além do momento do abastecimento.
Para isso, a companhia, que tem cerca de 40 mil funcionários, 35 parques de bioenergia e uma frota com mais de 1.100 caminhões, estruturou diversas iniciativas para influenciar o comportamento de seus colaboradores e parceiros, garantindo um ambiente de trabalho íntegro também em suas operações agroindustriais.
Por meio da adaptação de instalações de equipamentos e a padronização de processos operacionais, a Raízen investe continuamente em qualificação de suas equipes. Como parte deste contexto, a companhia desenvolveu dois programas para as suas operações de cana de açúcar: o TransMOV e o Conduzir que estimulam altos índices de melhoria na segurança, além de maior produtividade e redução de custos.
Princípios ESG
“A segurança nas operações é um dos principais focos da Raízen, que desde sua formação integra os aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança (ESG) nos seus negócios. A companhia investe constantemente em programas voltados à segurança, sempre em busca da meta de Zero Acidente. Somando métodos e ferramentas de ponta, equipamentos de proteção individual (EPIs) e mecanização, levamos ao trabalhador a alta tecnologia para realizar a colheita e o plantio com total cuidado, e colocamos a segurança no centro do negócio. Nesse cenário, os bons resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirma Alexandre Divino, diretor de SSMA da Raízen.
Para Divino, as políticas voltadas à segurança se tornaram um diferencial da Raízen, que promove uma cultura de prevenção. “Ao reforçar o uso dos procedimentos e conscientizar os nossos profissionais sobre a importância do valor à vida, incentivamos boas ações que são levadas para o dia a dia de cada um dos envolvidos em nossas operações, influenciando positivamente o comportamento das pessoas dentro e fora da empresa”, conclui.