Realidade virtual: uma nova ferramenta para prevenção de acidentes

1

Os treinamentos corporativos são práticas comuns nas grandes empresas, tanto na promoção da cultura organizacional, quanto nas áreas que exigem prevenção de riscos aos trabalhadores. Objetivando otimizar os treinamentos dado aos funcionários, a realidade virtual tem sido adotada como a mais nova ferramenta de Recursos Humanos.

A Casa Mais 360, agência pioneira de vídeos em 360 graus, registrou crescimento na produção de conteúdos destinados a treinamentos corporativos.

O mais recente deles foi elaborado para o Itaú Personnalité. Os gerentes do banco tiveram a oportunidade de realizar um treinamento por meio da realidade virtual. O dispositivo permitiu que os funcionários agissem diante de conflitos que poderiam ocorrer no dia a dia laboral.

Em cada sessão, os trabalhadores respondem um QUIS e são avaliados sobre o conteúdo aprendido. Após o término do treinamento, é gerado um relatório com as estatísticas de desempenho de cada um dos profissionais.

O empresário Fabio Costa, fundador da agência Casa Mais 360, acredita que a ferramenta será uma grande aliada das CIPAS – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. “A realidade virtual é uma ferramenta que deve estar dentro de todos os programas relacionados a treinamentos e segurança do trabalhador, especialmente nas indústrias ou em áreas naturalmente oferecem riscos aos profissionais, servindo propriamente como complemento dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI”, destaca.

Benefícios dos treinamentos com Realidade Virtual:

  • Possui baixo custo na produção de vídeos em 360 graus.
  • A ferramenta possibilita acompanhar a evolução do treinamento.
  • O conteúdo é apresentado de forma lúdica e interativa, tornando as aulas menos exaustivas.
  • A Realidade Virtual retém mais atenção e aprendizado dos participantes.

Além de cursos com foco na segurança, os analistas de recursos humanos, também devem começar a utilizar a ferramenta para realizar a integração de novos colabores e promover a cultura empresarial dentro das organizações.

Segundo o executivo, devido ao caráter lúdico e a capacidade de manter o interesse dos aprendizes, cada vez mais empresas estão interessadas neste tipo de serviço.

Os treinamentos em Realidade Virtual também são comuns no exterior. A maior rede de varejo norte-americana, o Walmart, utiliza a tecnologia para simular aos seus lojistas diversos cenários de complexidade que exigem atenção e boas práticas.

1 Comentário
  1. Fabio diz

    Muito boa a matéria 🙂

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO