Relatório do Great Place to Work aponta que lideranças são fundamentais no monitoramento de saúde mental de suas equipes

0

O Great Place to Work Brasil divulgou um relatório que mostra as principais tendências em gestão de pessoas. A empresa de consultoria global apoia organizações e reconhece os melhores ambientes de trabalho ao redor do mundo.

O relatório traz dados importantes sobre os principais assuntos que estão na agenda da liderança para os próximos meses, como mudança no mindset, flexibilização do trabalho – home office, horário flexível, modelo híbrido, transformação digital, dentre outros.

Nesta terceira edição da pesquisa, o tema saúde mental apresenta indicadores a respeito dos efeitos nocivos do isolamento sobre o bem-estar psicológico. O levantamento foi realizado com 1724 pessoas, sendo 358 representantes da alta liderança de diversos setores da economia.

Quando perguntados sobre a questão da saúde mental do trabalhador ser relevante para gestão de pessoas, 71% dos entrevistados acreditam que sim e, além de programas específicos em saúde mental, as lideranças são fundamentais no rastreio e na promoção de saúde mental de suas equipes.

Em relação às iniciativas voltadas ao cuidado com a saúde mental do colaborador, 30% sinalizaram que as empresas começaram as ações de cuidado devido à pandemia e 24% não realizaram ações voltadas ao tema.

A pesquisa mostra que existe maior conscientização sobre o assunto, que até pouco tempo era um tabu nos corredores corporativos. Quando perguntados sobre como acreditam que acontece o adoecimento mental, 77% afirmam que têm tanto a participação de genes quanto de estresses do meio, como relações complexas de trabalho, por exemplo.

Para 45%, cuidar da saúde mental é identificar as fontes de estresse e atuar sobre as causas com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais saudável. Por outro lado, apenas 11% sinalizam que o cuidado passa por treinar as lideranças para lidar melhor com a saúde mental de seu time.

“Se precisamos transformar a sociedade para nos reerguermos de um período de grande turbulência, são as pessoas que farão isso. Se precisamos reinventar o nosso negócio e nos adaptar às novas condições, são as pessoas que encabeçarão esse movimento”, afirma Daniela Diniz, Diretora de Conteúdo e Relações Institucionais.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 30.09.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link