Riscos psicossociais é tema de evento em associação do setor químico

0

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) se reuniu para discutir o tema “Riscos Psicossociais”, o que inclui a promoção de ações a favor da saúde física e mental dos trabalhadores do setor.

Yhebert Gouveia Afonso, vice-presidente de Operações e Conformidade da Abiquim, frisou em sua fala sobre a importância de programas de saúde mental dentro das empresas. Desde 2021, a entidade junto  a uma startup desenvolveram ações de saúde mental com os colaboradores da Associação.

“É preciso fazer um exercício constante em relação às estratégias para identificar, avaliar e mitigar riscos psicossociais no ambiente de trabalho, levando em consideração práticas sustentáveis que considerem as necessidades do trabalhador e do empregador. Esse é um diálogo de extrema relevância”, afirmou em sua apresentação.

 

Saúde mental e o combate aos riscos psicossociais

 

Promovido pela Comissão de Relações de Trabalho e do Grupo de Trabalho de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalhador da associação, o evento, ocorrido em novembro, destacou a saúde mental e como ela pode combater os riscos psicossociais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 8,5% da população tem algum distúrbio relacionado à ansiedade.

Para falar do tema, Leonardo Borba, assessor da deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), explicou, em sua apresentação por videoconferência, o Projeto de Lei 14.831/2024, de autoria da deputada, que trata sobre o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, que terá validade de dois anos. Segundo o PL, as empresas interessadas em obter o selo, em âmbito nacional, precisam se adequar a critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores estabelecidos.

“A celeridade na aprovação mostra como vários atores podem colaborar para sua implementação e aprimoramento. Vale lembrar que a ausência da regulamentação não impede que as empresas comecem a implantar as diretrizes da lei. O que precisamos é efetivamente implementar uma cultura de saúde nas empresas. Trata-se de uma necessidade”, disse o especialista.

Foto: divulgação

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...