Rotina dos trabalhadores em empresas de contabilidade exige atenção com estresse e cuidados com a saúde mental

0

Chega o período da entrega do Imposto de Renda e um contingente de pessoas se desdobram para cumprir e preencher todos os itens exigidos. Isso também se estende nas rotinas tributárias. Um erro pode não ser apenas a dor de cabeça em cair na malha fina, mas também custar a reputação e o emprego.

Essa é a rotina dos trabalhadores em empresas de contabilidade, que precisam lidar com diversas frustrações e pressões, gerando desde lesões físicas até o Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. A doençaé caracterizada como um distúrbio emocional com sintomas de estresse, esgotamento físico e extrema exaustão. Reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome já atinge 40% dos trabalhadores brasileiros, aponta o International Stress Management Association (ISMA).

 

Alta carga de responsabilidades

 

A revista norte-americana Health elencou, em seu site, as dez profissões mais propícias ao aparecimento da depressão. Contadores e consultores financeiros aparecem na nona posição no ranking. Uma das razões é alta carga de responsabilidade, em especial em tempos de “acertar as contas com o leão”, quando o período exige grande responsabilidade, atenção e foco profissional, o que, em alguns casos, pode afetar psicologicamente e fisicamente os contadores.

Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, a busca das empresas hoje é por profissionais equilibrados, resilientes, conciliadores e flexíveis, sem perder o foco nos resultados. “Uma das formas de lidar com a pressão no ambiente de trabalho é se manter sempre organizado, pois a organização vai ajudar ao funcionário a não se desesperar quando for exigido algo. Isso também vale para quando os clientes entrarem em contato solicitando o atendimento das demandas deles o mais rápido possível”, explica.

 

Faça uma pausa

 

Outro ponto importante é fazer pausas durante a jornada para evitar esgotamentos: “O equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho contribui para lidar com a pressão com mais tranquilidade. É saudável para a saúde mental fazer pausas durante o dia ou após um período turbulento no trabalho. Inclusive, esses respiros ajudam a melhorar a produtividade individual e da equipe. Esse equilíbrio vale inclusive para manter o foco”, acrescenta Mantovani.

Para Marta Pierina, especialista em Recursos Humanos e colunista do Portal Contábeis, o contador precisa criar rotinas também para saúde, como academia, meditação, caminhadas, ou seja, outras atividades que tiram o desse estresse diário. Isso também vale para os escritórios contábeis, promovendo aos colaboradores momentos de palestras, ginástica laboral e entretenimento. “Lidamos com seres humanos e precisamos dessa conexão no ambiente laboral. Funcionários felizes produzem mais. No caso do período da entrega do IR, escritório deveria elaborar um formulário com perguntas aos clientes para facilitar o preenchimento da declaração”, orienta.

Foto: reprodução

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...