Saiba como evitar problemas ergonômicos no trabalho em home office
Um acidente de trabalho pode acontecer durante a realização das atividades laborais em qualquer situação em que o trabalhador esteja a serviço da empresa ou no percurso entre a residência e o trabalho. No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, lembrado no último dia 27 de junho, é válido reforçar que esses acidentes são evitáveis e alertam sobre as devidas condições, inclusive em situações de home office ou teletrabalho.
Com o início da pandemia da Covid-19, o home office se tornou uma realidade brasileira e até hoje muitas empresas permanecem com essa forma de trabalho. O fornecimento de aparatos necessários para um bom escritório em casa e orientações necessárias para que o serviço ocorra de forma mais saudável são algumas ações de contribuição do empregador para evitar futuros acidentes e até mesmo doenças com o funcionário.
Fatores ergonômicos
Entre os principais fatores ergonômicos que podem causar agravos relacionados ao trabalho em home office, estão:
- Uso de cadeiras inadequadas;
- Má postura ou postura estática prolongada;
- Falta de suporte para computador/notebook para o nível dos olhos;
- Longas jornadas de trabalho e excesso de múltiplas tarefas.
Muitos trabalhadores são cobrados diariamente com uma alta produtividade. Isso é visto como uma “compensação”, já que estão em suas casas, mas essa sobrecarga pode gerar sofrimento e até transtorno mental relacionado ao trabalho, como estresse, burnout e outros. Além disso, casos de LER/Dort, perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), pneumoconiose, dermatose e câncer ocupacional são algumas das doenças relacionadas ao trabalho com aumento no número de casos.
Dicas de ergonomia
No ambiente de trabalho da sua residência é necessário praticar a ergonomia avaliando os móveis (mesa e cadeira), organizando a sua mesa e seguindo hábitos de descanso. Veja algumas dicas:
Cadeira
Escolha uma cadeira que acompanhe e apoie a coluna. Utilize uma cadeira que seja possível ajustar a altura para que seus pés repousem no chão ou em um apoio para os pés e suas coxas fiquem paralelas ao chão. Use os apoios de braços para que seus braços repousem sobre eles com os ombros relaxados.
Escrivaninha ou Mesa
Sob a mesa verifique se há espaço para os joelhos, coxas e pés. Se a mesa estiver muito baixa e não puder ser ajustada, coloque tábuas ou blocos resistentes sob as pernas da mesa. Se a mesa estiver muito alta e não puder ser ajustada, levante a sua cadeira. Use o apoio para os pés para apoiar e descansar os pés, conforme a sua necessidade de conforto ergonômico. Se sua mesa tiver uma borda rígida, encoste-a ou use um descanso de pulso. Não guarde itens ou caixas embaixo da mesa. Lembre-se que o mobiliário deve atender os requisitos descritos pela NR 17.
Objetos
Mantenha objetos importantes como, por exemplo, telefone, grampeador, smartphone ou páginas impressas, próximos ao corpo para minimizar o alcance. Levante-se para alcançar qualquer objeto que não possa ser alcançado confortavelmente enquanto está sentado.
Teclado e Mouse
Coloque o mouse ao seu alcance e na mesma superfície do teclado. Ao digitar ou usar o mouse, mantenha os punhos retos, a parte superior do braço próxima ao corpo e as mãos no nível ou ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos. Use atalhos de teclado para reduzir o uso estendido do mouse. Se possível, ajuste a sensibilidade do mouse para poder usar um leve toque para operá-lo. Alterne a mão que você usa para operar o mouse movendo o mouse para o outro lado do teclado.
Telefone
Se você costuma falar ao telefone e digitar ou escrever ao mesmo tempo, coloque o telefone no alto-falante ou use um fone de ouvido em vez de colocar o telefone entre a cabeça e o pescoço. Use um apoio para os pés se a sua cadeira estiver muito alta para você repousar os pés no chão ou se a altura da sua mesa exigir que você aumente a altura da cadeira. Quando o apoio para os pés não estiver disponível, tente usar um banquinho pequeno ou uma pilha de livros resistentes como base de apoio.
Monitor
Coloque o monitor diretamente à sua frente, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou um pouco abaixo do nível dos olhos. O monitor deve estar diretamente atrás do teclado. Se você usar óculos bifocais, abaixe o monitor entre 1 e 2″ para uma visualização mais confortável. Coloque o monitor de forma que a fonte de luz mais brilhante fique ao lado.
Neste contexto, também é recomendado estabelecer ações que corrijam posturas inadequadas e recomendações para o controle do ruído, temperatura e iluminância. Além disso, desenvolva e incentive um programa de ginástica laboral e o hábito de pausas, isto é ações que podem prevenir o LER / DORT.
Conforme a consultoria OnSafety o setor de SST pode preparar, por exemplo, uma cartilha com orientações ergonômicas ou para ajustar os postos de trabalho com aspectos biomecânicos. Além disso, use tecnologias para o controle dos exames médicos periódicos (audiometria, pressão arterial, glicose, entre outros), controle de treinamentos, Diálogo Diário de Segurança (DDS) e tecnologias que melhorem a ergonomia em casa.