Saúde mental dos jornalistas é foco em parceria entre Fundacentro e Fenaj
Preservar a saúde mental dos trabalhadores é de extrema importância para a qualidade de vida e em profissões como a dos jornalistas é também primordial. Para tanto, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) firmou uma parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)para a Pesquisa Nacional sobre Condições de Saúde Mental dos/das Jornalistas,desenvolvida pela entidade com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Durante o evento de apresentação, ocorrido na sede da Fundacentro em 9 de abril, foram abordadas as principais diretrizes do projeto, em que a Fenaj, e seus 31 sindicatos filiados, e a Fundacentro visam identificar impactos da profissão, com destaque ao período da pandemia de Covid-19, e contribuir para auxiliar em pesquisas paralelas que já ocorrem no campo da saúde mental e do trabalho.
“Esse estudo vai nos dar condição, por um lado de entender, de como se dá essa relação, quais são essas variáveis de sofrimento mental e ao mesmo tempo ele vai nos indicar caminhos para que essas relações, por exemplo, entre precarização de trabalho e sofrimento mental, possam ser mais aprofundadas em uma continuação desse estudo, que pretende ter um caráter mais qualitativo”, disse durante a palestra Marcelo Kimati, assessor da presidência da Fundacentro.
Ataques aos jornalistas
Jornadas exaustivas, assédio e ameaças permeiam quem lida com a informação. Segundo o Relatório de Violência contra Jornalistas, elaborado pela Fenaj desde 1999, demonstra um aumento expressivo de casos de assédio e violência contra jornalistas. “Em 2020, foram 428 ataques, mais do que dobrou, 105% a mais do que em 2019. E em 2021 foi ainda pior, 430 ataques registrados contra jornalistas, ou seja, mais de um ataque por dia”, explicou Norian Segatto, secretário de Saúde e Segurança do órgão.
Síndrome do pânico, dor emocional, cansaço, ansiedade, insônia, e dores como a de cabeça, pescoço e coluna, foram algumas das queixas mais relatadas no trabalho com pautas, em outra pesquisa, esta realizada por Cristiane Reimberg, jornalista da Fundacentro, presente no debate.
A íntegra do evento de lançamento do projeto entre Fundacentro e Fenaj, que foi transmito pelo YouTube, pode ser acessada neste link
Foto: Freepik