Segurança com competitividade
A saúde e segurança do trabalhador é algo irrenunciável e a promoção de um ambiente de trabalho seguro é fator de competitividade para a indústria. No dia a dia, a redução de riscos de doenças e acidentes de trabalho é importante, não apenas pelo aspecto humano, por razões óbvias, mas como forma de assegurar condições adequadas para que o trabalhador realize suas tarefas com segurança e eficiência. Isso tem reflexo direto na produtividade do trabalho e, consequentemente, na receita da empresa. É uma equação em que todos ganham.
O Sesi é um importante instrumento de promoção da segurança no trabalho na indústrias. Quais as principais ações, cursos e campanhas realizadas pela entidade?
As ações da CNI, por meio do Sesi, são a promoção e disseminação um modelo de gestão de SST e o apoio às empresas para que cumpram exigências legais e desenvolvam ações educativas para seus empregados. De modo geral, as ações do Sesi ajudam as empresas a adotarem um modelo de gestão voltado a ações preventivas, de modo que o próprio empregado passe a agir proativamente, caso identifique indícios de qualquer problema. Hoje, o Sesi conta com mais de 2,8 mil profissionais em mais de 1,3 mil unidades fixas e móveis para dar apoio à indústria e ao trabalhador. Entre as ações em curso, podemos destacar a coletânea de vídeos “100% Seguro”, com orientações sobre saúde e segurança. São 100 vídeos voltados à construção civil que foram divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 14 países.
Por Bruno Ribeiro
Boa noite, faço parte da CIPA, quero mais conhecimento atualizado sobre comissão interna de prevenção de Acidentes.
Gratos.
Clécio Ribeiro da Silva
Eletrobras Distribuição Piaui