Os profissionais que trabalham com call center produzem movimentos repetitivos que causam tendinopatia ou LER – Lesão por Esforço Repetitivo, provocando tensões nos ombros, cotovelos, punhos ou dedos. A tendinopatia, lesão formada pela tensão repetitiva nos tendões, provoca dores, inflamações ou até mesmo deformidades na estrutura óssea.
Atualmente são 1,5 milhão de teleoperadores no Brasil atuando nesse segmento. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Telemarketing – Sintratel, 30% dos teleoperadores sofrem com transtornos psíquicos. Desse universo, 77.732 casos são de doenças por esforço repetitivo, 8.607 casos de transtornos mentais e 6.645 casos de perda auditiva. Homens e mulheres que trabalham na área de telemarketing também sofrem com nódulos ou calos nas cordas vocais, lesões geradas pelo uso excessivo da voz.
Dados do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos – Sintelmark, apontam que o número de pessoas que ingressam na profissão aumente 11% ao ano, com base no levantamento de dados da última década.
O médico Márcio Coelho, especialista em acidentes e doenças do trabalho, explica que “os sintomas podem estar relacionados com a atividade profissional e a pessoa tem direito ao benefício mensal Auxílio Acidente de 50%, que são garantidos pelo INSS ao comprovar o laudo médico e a carteira assinada”.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o benefício é concedido aos segurados que carregam sequelas por consequência de um acidente ou doença do trabalho, que interferem na capacitação técnica ao exercer a função profissional. O mais indicado é que os teleoperadores procurem informações e atualizações constantes sobre os direitos e as regulamentações vigentes na CLT — Consolidação das Leis Trabalhistas.
Fonte: Jornal A Tribuna