VII CMATIC debate inovações tecnológicas em SST na Indústria da Construção
Brasília é o cenário ideal para o VII CMATIC (Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção), que acontece de 12 a 15 de abril, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Se por um lado a cidade é reconhecida mundialmente pela obra de Oscar Niemeyer e suas linhas arquitetônicas arrojadas, por outro, a história de construção da cidade foi marcada pela ocorrência de acidentes de trabalho, como mostra o documentário “Conterrâneos Velhos de Guerra”, de Vladimir Carvalho.
Nesse cenário, o evento possibilita um debate sobre a responsabilidade social dos empresários, na utilização de tecnologias avançadas, na qualidade das informações e principalmente na valorização das potencialidades humanas na área. Cursos, painéis e palestras fazem parte da programação. O CMATIC envolve ações conjuntas entre o governo federal, entidades representativas dos trabalhadores e dos empregadores do setor.
O Congresso traz esse ano como tema principal “Inovações Tecnológicas na Indústria da Construção: Construindo Novos Rumos em Segurança e Saúde no Trabalho” e reúne participantes do Brasil e também de outros países A ideia é a troca de conhecimentos, conceitos e informações técnico-científicas entre as diversas instâncias governamentais e a sociedade civil organizada.
Mediante troca de experiências, o objetivo é difundir e incentivar ações na indústria da construção que tenham como objetivo garantir o trabalho saudável, seguro e digno. O evento traz espaço para estimular o debate e a implementação de sistemas de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
O VII CMATIC é aberto a empresários da área, trabalhadores, engenheiros, enfermeiros do trabalho, técnicos, estudantes e público interessado no que há de novidades e tecnologia sendo utilizadas na indústria de construção.
As inscrições gratuitas podem ser feitas no portal da Fundacentro. No site do evento, é possível conhecer a programação e detalhes sobre os fóruns preparatórios que ocorreram nas cinco regiões do país.
Fonte: Fundacentro