Entrevista: o papel do psicólogo na melhoria dos ambientes de trabalho

A importância do papel dos psicólogos na melhoria da qualidade de vida nos ambientes de trabalho é o tema de uma entrevista de Liliana Guimarães ao podcast Podprevenir. Especialista em psicologia da saúde ocupacional do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, ela destaca que há uma distinção entre as áreas de atuação da psicologia da saúde ocupacional e da organizacional, também conhecida como psicologia do trabalho.

Segundo a especialista, a primeira tem como foco a pesquisa e o diagnóstico de questões relacionadas à segurança e saúde ocupacional em três níveis: individual, para avaliar o estado de saúde física e mental do trabalhador; organizacional, aborda as características e gestão do trabalho que podem causar adoecimento, e ainda o contexto externo, que abrange aspectos econômicos, políticos e sociais. “A psicologia da saúde ocupacional também busca desenvolver ações objetivando a transformação dos processos laborais para eliminar os riscos que podem causar danos à saúde dos trabalhadores, além de propor a formulação de políticas públicas que modifiquem essa realidade”, complementa Liliana.

Já a psicologia do trabalho está relacionada à gestão de recursos humanos nas empresas. Liliana lembra que, por ser também um funcionário da organização, esse profissional muitas vezes se depara com a resistência das chefias para promover mudanças. A especialista explica ainda como as duas áreas da psicologia podem interagir em prol da segurança e saúde ocupacional, equilibrando as demandas da empresa e dos trabalhadores.

Clique aqui e ouça o áudio da entrevista na íntegra.

Envie o seu comentário

Por favor, digite seu nome

Digite seu nome

Por favor, insira um endereço de e-mail válido

Digite um endereço de e-mail

Por favor, digite a sua mensagem

Revista Cipa © 2017 Todos os direitos reservados

Grupo Cipa Fiera Milano | Avenida Angélica, 2491 – São Paulo – Brasil - Tel: +55 11 5585.4355