Home Notícias Estudo técnico sobre agentes biológicos da NR-15 está em consulta pública
0

Estudo técnico sobre agentes biológicos da NR-15 está em consulta pública

0
0

O “Estudo Técnico – Anexo 14 da Norma Regulamentadora nº15 – Agentes Biológicos”, elaborado pela pesquisadora da Fundacentro Erica Lui Reinhardt está em consulta pública desde o dia 19 de novembro até 18 de dezembro. O estudo traz uma análise crítica do tratamento dos agentes biológicos pela legislação atual e propõe mudanças para adequá-lo, considerando os avanços técnico-científicos observados desde sua última revisão em 1979, além de apontar possíveis inconsistências.

O documento indica aspectos técnicos gerais e específicos que devem ser considerados no processo de revisão. O ponto mais relevante refere-se ao indevido enquadramento do risco biológico por agentes infecciosos como atividade insalubre, considerando os conhecimentos técnicos na área.

Segundo a pesquisadora, o estudo apresenta duas alternativas para a compensação aos trabalhadores expostos a esses agentes: “A primeira é a ampliação e atualização do nexo técnico epidemiológico, abrangendo um número maior de agentes biológicos e de trabalhadores. A segunda é a caracterização do risco de exposição ocupacional a agentes biológicos infecciosos das classes de risco 3 e 4 como perigoso em situações de trabalho em que a manipulação direta desses agentes ou em que o contato com as respectivas fontes de exposição são parte indissociável da atividade laboral”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *