Portal do eSocial é reformulado de acordo com padrões do governo

0

Com intuito de tornar a navegação mais fácil, o portal do eSocial (www.esocial.gov.br) está de cara nova. Isso porque passou a adotar o padrão IDG (Identidade Padrão de Comunicação Digital) – um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos recomendados para adoção pelos sites governamentais.

A plataforma digital disponibiliza informações sobre acesso a documentação técnica; legislação trabalhista, previdenciária e tributária; novidades do sistema; orientações; manuais e seção de respostas sobre as dúvidas mais frequentes. Além disso, em breve será implantado um canal de comunicação com o usuário, para resolução de dúvidas.

De acordo com o governo federal, o portal é compatível com todos os dispositivos móveis de acesso à internet, além de estar de acordo com as diretrizes de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Sistema integrado

O eSocial é uma iniciativa do governo federal para unir e informatizar todas as informações relacionadas aos trabalhadores, atualmente reunidas por meios múltiplos e em diferentes plataformas. O projeto envolve o Ministério do Trabalho, a Receita Federal, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Por meio de uma plataforma on-line, o empregador deverá enviar ao governo informações detalhadas e integradas sobre cada um de seus empregados, como salário, jornada de trabalho, recolhimento de tributos, especificações sobre o contrato de trabalho, e dados sobre a gestão da saúde e segurança dos colaboradores. Embora a ferramenta já esteja disponível e em funcionamento desde outubro de 2015, ela ainda tem sofrido alterações importantes de layout.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO