Tecnologias de última hora e gestões cuidadosas têm ajudado a indústria química a implantar ambientes mais seguros e processos mais eficazes. Não é diferente com a Usiquímica, grande fabricante de hidróxido de amônia e outras especialidades. Um rigoroso sistema de controle e monitoramento tem permitido à empresa manter a proteção dos funcionários e uma baixa geração de resíduos.
Em sua planta de Guarulhos (SP), a Usiquímica realiza treinamentos constantes dos colaboradores e conta com operações de produção, envasamento e carregamento monitoradas à distância, por meio de sensores integrados ao sistema SDCD. Os tanques, com capacidade para 1 milhão de litros, também têm sistema automático de supervisão para evitar vazamentos.
Os resíduos recebem o devido tratamento e são recolhidos uma vez por ano por um parceiro, que dá aos materiais a destinação correta. “Os gases gerados passam por um processo para que sejam eliminados do ambiente, evitando assim qualquer contaminação à área externa. É realizada uma avaliação das áreas e de cada chaminé para medir os níveis e a eficiência do sistema”, relata Everton Minatti, gerente da fábrica. Segundo ele, além da garantia de segurança, todo o cuidado ajuda a evitar desperdícios.
Todos os processos são revisados a cada dois anos. “Tudo é analisado para oferecer o máximo de segurança no trabalho. O estudo permite também adoção de melhorias que podem aprimorar as medidas já adotadas”, detalha Minatti. A manutenção dos equipamentos recebe o mesmo tratamento com foco na prevenção. “Procuramos adotar a revisão preditiva, que precede a preventiva, para assegurar o funcionamento das máquinas de forma segura”, destaca o gerente fabril.