Home Notícias ABNT publica Parte 20-1 de norma de atmosferas explosivas
0

ABNT publica Parte 20-1 de norma de atmosferas explosivas

0
0
Fonte: Roberval Bulgarelli, coordenador do Subcomitê SCB 003:31 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (COBEI)

Foi publicada pela ABNT, no último dia 17, a atualização da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1 – Atmosferas explosivas – Parte 20-1: Características de substâncias para classificação de gases e vapores – Métodos de ensaios e dados.

Esta parte da Série ABNT NBR ISO/IEC 80079 apresenta orientações sobre a classificação de gases e vapores e descreve um método de ensaio destinado à medição do interstício máximo experimental seguro (Maximum Experimental Safe Gap – MESG) para misturas de gases ou vapores com o ar sob condições normais de temperatura e pressão (20 ºC, 101,3 kPa), de forma a permitir a classificação de áreas e a seleção de um grupo de equipamento “Ex” apropriado.

A norma destaca, também, um método de ensaio para a determinação da temperatura de autoignição (Auto-Ignition Temperature – AIT) de misturas vapor-ar ou misturas gás-ar, à pressão atmosférica, de forma a permitir a seleção de uma classe de temperatura de equipamentos apropriada.

Os valores das propriedades químicas dos materiais são apresentados nesta norma técnica brasileira para auxiliar na classificação de áreas e posterior seleção dos equipamentos elétricos ou de mecânicos “Ex” a serem instalados ou utilizados em atmosferas explosivas contendo gases inflamáveis.

Os materiais e as características indicadas nesta Norma foram selecionados com particular referência à utilização de equipamentos “Ex” em atmosferas explosivas. Os dados indicados neste documento foram coletados a partir de diversas referências disponíveis no mercado, as quais são indicadas na Bibliografia.

A ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1 apresenta valores tabulados para mais de 400 substâncias inflamáveis, incluindo informações relacionadas com suas características de classificação, como número de codificação CAS (Chemical Abstract System), nome, fórmula química, densidade relativa ao ar, ponto de fusão, ponto de ebulição, LIE, LSE, temperatura de ignição, MESG, classe de temperatura e grupo do equipamento.

Os usuários dos dados desta Norma ABNT NBR ISO/ IEC 80079-20-1 devem estar cientes de que todos estes dados são resultados de determinações experimentais, sendo desta forma influenciados por variações nos equipamentos laboratoriais, nos procedimentos utilizados e na precisão da instrumentação aplicada, utilizada nos ensaios. Em particular, alguns dos dados foram determinados a temperaturas acima da temperatura ambiente, de forma que o vapor estivesse na faixa de explosividade.

É previsto que variações na temperatura para a determinação podem influenciar nos resultados da determinação, por exemplo: os limites inferiores de explosividade (LIE) e máximo interstício experimental seguro (MESG) diminuem com o aumento da temperatura ou pressão; os limites superiores de explosividade (LSI) aumentam com o aumento da temperatura ou pressão. Os dados são sujeitos a revisão e, onde informações mais recentes são requeridas, é recomendada a utilização de um banco de dados atualizado.

Os valores tabulados das propriedades químicas e de engenharia das substâncias são apresentados para auxiliar os profissionais na elaboração da documentação de classificação de áreas e na seleção de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” a serem utilizados em atmosferas explosivas. É esperada a publicação periódica de dados adicionais, na medida em que novos resultados de ensaios realizados em diversos laboratórios de diversos países se tornarem disponíveis.

Esta nova Norma ABNT contém especificações e requisitos sobre os seguintes tópicos:

1. Escopo

2. Referências normativas

3. Termos e definições

4. Classificação dos gases e vapores inflamáveis

4.1 Generalidades

4.2 Definição do subgrupo de acordo com o máximo interstício experimental seguro (MESG)

4.3 Definição de acordo com a relação entre as correntes mínimas de ignição (relação MIC)

4.4 Definição de acordo com a similaridade da estrutura química

4.5 Definição de subgrupo para misturas de gases

5. Dados para gases e vapores inflamáveis relacionados à utilização do equipamento

5.1 Determinação das propriedades

5.2 Propriedades particulares de gases e vapores

6. Método de ensaio para o máximo interstício experimental seguro (MESG)

6.1 Descrição do método

6.2 Equipamentos para o ensaio de MESG

6.3 Procedimento de ensaio

6.4 Determinação do máximo interstício experimental seguro (MESG)

6.5 Verificação do método de determinação do MESG

7. Método de ensaio para a temperatura de autoignição (AIT)

7.1 Descrição geral do método do ensaio

7.2 Equipamentos para o ensaio de AIT

7.3 Amostragem, preparação e preservação das amostras de ensaio

7.4 Procedimento do ensaio de AIT

7.5 Temperatura de autoignição (AIT)

7.6 Validação dos resultados

7.7 Dados de AIT

7.8 Verificação do método de determinação da temperatura de autoignição

Anexo A – Fornos para o ensaio da temperatura de autoignição

Anexo B – Valores tabulados de substâncias inflamáveis

Anexo C – Determinação de chamas não visíveis

Anexo D – Dependência da temperatura de autoignição em relação ao volume

Bibliografia

Esta nova Norma cancelou e substituiu as Normas ABNT NBR IEC 60079 20-1:2011 e ABNT NBR 16531:2016 (Deflagração de gases, vapores inflamáveis e de poeiras combustíveis – Diretrizes gerais para ensaios dos parâmetros), a qual possuía conteúdo similar, porém com base no documento estrangeiro NFPA 68 (não internacional).

A norma é uma adoção idêntica à ISO/IEC 80079-20-1:2017 (Ed. 1.0), elaborada pelo Technical Committee Equipment for Explosive Atmospheres (IEC/TC 31), Subcommittee Non-electrical equipment and protective systems for explosive atmospheres (SC 31M), de acordo com a ISO/IEC Guide 21‑1 – Regional or national adoption of International Standards and other International Deliverables – Part 1: Adoption of International Standards.

A Comissão de Estudo CE 003:031.001 do Subcomitê SCB 003:031 – Atmosferas explosivas, da ABNT/CB-003 (COBEI), responsável pela elaboração e adoção desta Norma Técnica Brasileira, acompanhou, em nome do Brazil National Committee of the IEC todo o processo de elaboração, comentários, atualização, votação, aprovação e publicação da respectiva Norma internacional ISO/IEC 80079-20-1.

As Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO/IEC 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”) elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 do Cobei são idênticas, em termos de conteúdo técnico, estrutura e redação, sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC, de acordo com requisitos especificados na ABNT DIRETIVA 3 – Adoção de documentos técnicos internacionais.

Seguindo a tendência e a convergência normativa mundial dos países membros da IEC, incluindo o Brasil, as Normas Técnicas nacionais que envolvem os processos de avaliação da conformidade de empresas de prestação de serviços “Ex”, de competências pessoais “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” são Normas adotadas, idênticas às respectivas normas internacionais da IEC.

Esta política de normalização tem por objetivo harmonizar as Normas Nacionais com a Normalização internacional, de forma a padronizar os procedimentos de projeto, fabricação, ensaios, marcação, avaliação da conformidade, instalação, inspeção, manutenção, reparos, recuperação de equipamentos e competências pessoais “Ex”.

Ações como estas contribuem para a integração dos fabricantes, laboratórios de ensaios, empresas usuárias, organismos de certificação de produtos e de pessoas e provedores de treinamentos brasileiros com o mercado e a comunidade internacional “Ex”, bem como para a elevação dos níveis de segurança, saúde, meio ambiente, avaliação de risco, ensaios, qualidade, desempenho, confiabilidade, procedimentos de execução de serviços e competências pessoais relacionados com as instalações nacionais “Ex”.

Mais informações sobre a Norma Brasileira adotada ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1 estão disponíveis no catálogo da ABNT:

Mais informações sobre o estágio atual de evolução das Normas técnicas Brasileiras das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079 podem ser encontradas no website do Subcomitê SCB-003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *