Acidentes de trabalho crescem 7% em um ano em Rio Preto

0

O Cerest (Centro de Referência e Saúde do Trabalhador), de Rio Preto (SP), divulgou esta semana os dados do relatório de ocorrências de acidentes e doenças causadas de trabalho na cidade. Em 2013, foram notificados cerca de 10.150 acidentes e 10 óbitos, já no mesmo período de 2014, o número cresceu para 10.867 e 22 óbitos.

O presidente do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e região), Almir Aparecido Fagundes, conta que esse aumento vem sendo ocasionado pela falta de educação dentro das empresas. “É por isso que é tão importante a fiscalização, a atuação dos fiscais e do próprio Ministério Público. A questão não é só oferecer o equipamento de segurança e não ter nenhum programa que ensina e incentiva, utiliza-los de forma correta e segura, dentro da empresa”, afirma.

Com um aumento de cerca de 7% comparado ao mesmo período do ano passado, a área com mais acidentes em 2014, foi o comércio, com 1646 notificações, seguida de metalúrgica, com 1.477 notificações e a construção civil, com 1.179 notificações. O mês com maior incidência de acidentes, no ano passado, segundo o Cerest, é outubro, com 1.138 notificações. De acordo com o Fagundes, um dos motivos desse aumento neste mês é devido o aumento de pico nos setores. “Outubro é o mês que antecede o final do ano, então as empresas estão trabalhando a todo vapor na produção. Devido este aumento de serviço e desgaste dos funcionários, o mês é campeão e vem se mantendo como o mais perigoso”, afirma.

A pesquisa também apontou que 8.052 acidentes são ocasionados por motivos típicos, que são decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo funcionário. Outros 2.775 acidentes ocorreram durante o trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado, e 40 foram motivados por doença profissional.

Preocupado com esse aumento, o Sindalquim realiza nos dias 26 e 27 deste mês o 6º Seminário de Saúde do Trabalhador, que beneficia cipeiros e profissionais do Sesmt de toda a região, no hotel Nacional In, em Rio Preto. Durante os dois dias haverá palestras e debates para os participantes.

Fonte: Jornal DHoje Interior

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...