Associação destaca que a França é o país europeu com mais acidentes de trabalho

0

A associação “Stop a la mort au travail“, na França, luta para quebrar o silêncio em torno dos acidentes do trabalho, um “massacre invisível”.

Em Saint-Colomban, Pierrick Duchêne, marido de Claudine, foi tragicamente esmagado por uma máquina durante o trabalho. Era suposto estar de férias, na semana entre o Natal e o Ano Novo, mas recebeu uma chamada de última hora para efetuar uma manutenção. Nunca mais regressou a casa. Claudine diz que há uma lei do silêncio sobre esta questão de acidentes de trabalho. “É suposto não se morrer no trabalho, na França, mas morrem duas pessoas por dia”, afirmou Claudine Duchêne.

Causas dos acidentes de trabalho

Há apenas um inspetor para cada dez mil trabalhadores. Matthieu Lépine estuda as mortes no trabalho há cinco anos e publica regularmente informações sobre as mortes diárias resultantes de acidentes de trabalho nas redes sociais.

“Temos cada vez menos inspetores do trabalho. Hoje em dia, há um inspetor por cada 10 mil trabalhadores”, disse Matthieu Lépine à Euronews. Em Auchy les Mines, Rémy Bellois, inspetor do trabalho, que visita lojas, estaleiros de construção e várias empresas para garantir o cumprimento das regras de segurança também chamou a atenção sobre o fato de que as sanções para as empresas “são relativamente leves” e acabam favorecendo os acidentes de trabalho, por exemplo.

O inspetor considera que “as sanções são relativamente leves. O custo de um acidente mortal, em termos penais, é de 10 mil euros por trabalhador, no máximo”.

Realidades do mundo do trabalho

Frédéric Soulier conhece bem as trágicas realidades do mundo do trabalho. Em 2012, enquanto trabalhava como operador de acesso por corda num silo de açúcar, sobreviveu a um acidente em que dois dos seus colegas perderam a vida.

“As pessoas trabalham para ganhar dinheiro, não é para perder a vida”, declarou Frédéric Soulier, que ainda não ultrapassou o sofrimento causado pelo acidente e que continua a exigir justiça.

Veja a reportagem completa neste link.

Foto: Reprodução

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link