COVID-19: Uber anuncia novas medidas de apoio aos motoristas e à comunidade

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A Uber anunciou ontem, dia 15, novas medidas para apoiar tanto a comunidade quanto motoristas e entregadores parceiros no enfrentamento à pandemia global de coronavírus (COVID-19). As medidas buscam utilizar recursos do aplicativo para responder a demandas urgentes da sociedade nesse momento – por exemplo, por meio de uma loja virtual no Uber Eats para realizar doações a comunidades vulneráveis ou viagens gratuitas pelo app de mobilidade para bancos de sangue. Em paralelo, uma parceria com o Hospital Albert Einstein para atendimento médico online é a principal novidade no apoio aos motoristas e entregadores parceiros.

Em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA), a Uber está lançando uma campanha para doação de cestas básicas e kits de higiene a comunidades vulneráveis afetadas pelo coronavírus. As doações podem ser feitas por meio da loja virtual “A comunidade nos move”, disponível no aplicativo Uber Eats.

Como funciona:

– Entre no aplicativo do Uber Eats.
– Dentro do aplicativo, procure pela loja A comunidade nos move.
– Selecione os produtos que quer doar e finalize a compra.

As cestas serão entregues ao longo das próximas semanas em centros de distribuição coordenados pela CUFA, que fará a entrega para as famílias. Inicialmente, as cidades atendidas pela ação são Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Também a partir desta semana, a campanha para apoiar a manutenção dos estoques em bancos de sangue foi expandida: a Uber está custeando agora em até R$30 para cada trecho as viagens de doadores que queiram se deslocar ao Hemocentro de Porto Alegre, que teve queda nas doações nas últimas semanas. A medida faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens e entregas de alimentos gratuitas para profissionais de saúde, idosos e pessoas em necessidade durante a pandemia.

O apoio aos bancos de sangue no Brasil teve início na última semana, com campanhas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina, e cerca de dois mil usuários já realizaram viagens a esses locais. A iniciativa segue sendo ampliada para novas cidades. A orientação do Ministério da Saúde é que as doações de sangue devem continuar acontecendo durante a pandemia.

A Uber também realizou a doação de 3.700 unidades da máscara N95 para o Hospital Municipal do M’Boi Mirim, em São Paulo.

Parceiros

Os mais de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros da Uber no Brasil a partir de agora terão a opção de utilizar o serviço de orientação médica online do Hospital Israelita Albert Einstein. Chamado de Einstein Conecta, o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com orientações por videoconferência, permitindo conforto e agilidade no atendimento com acesso à excelência médica proporcionada por um dos principais hospitais do País – uma conveniência que ganha ainda mais relevância em tempos de coronavírus.

O Einstein Conecta segue protocolos internacionais de segurança do paciente para atendimento à distância e privacidade da informação médica. O recurso pode ser acessado mediante um valor adicional pelo pacote Vale Saúde Sempre, que passou a ser oferecido em março pela Uber a todos os parceiros do Brasil, e que inclui também descontos em consultas, exames e compra de medicamentos.

Também nos últimos dias, os parceiros foram informados que, além do álcool gel, poderão solicitar reembolso para outros itens de proteção individual, como máscaras e luvas.

Além disso, a Uber também informou que vai ampliar a cobertura da política de assistência financeira, incluindo o acesso de quem pertence a grupos de risco (por exemplo, por ser idoso ou por conta de condições de saúde pré-existentes como diabetes, bronquite e doenças respiratórias). O motorista parceiro poderá solicitar assistência por até 14 dias mediante apresentação de atestado médico solicitando seu isolamento.

Pacote

Em março, a Uber anunciou um programa nacional de apoio aos seus motoristas na forma de assistência financeira para qualquer um de seus profissionais que fosse diagnosticado com COVID-19 ou tivesse quarentena individual solicitada por uma autoridade de saúde ou por um médico pelo risco de disseminar COVID-19; os recursos oferecidos para ajudar motoristas e entregadores parceiros a manter seus veículos limpos, reembolsando despesas com álcool gel ou outro produto de limpeza.

Para ajudar a proteger entregadores parceiros, a empresa também enviou mensagens aos usuários do Uber Eats para a entrega de pedidos sem contato direto – o usuário pode deixar uma instrução no app para pedir ao entregador que deixe o pedido na porta. Além disso, pensando no bem-estar de todos, suspendemos temporariamente o Uber Juntos em todo o País, a fim de desestimular viagens compartilhadas.

A Uber também utilizou o aplicativo como canal de informação, lembrando a todos seus mais de 22 milhões de usuários, motoristas e entregadores parceiros de seguir as instruções das autoridades de saúde pública, como o Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde de São Paulo.

Restaurantes e mais

A Uber também anunciou medidas para apoiar proprietários e operadores de restaurantes independentes. O aplicativo Uber Eats passou a dar mais visibilidade a restaurantes locais e oferecer aos usuários gratuidade na taxa de entrega para pedidos feitos em milhares de pequenos e médios restaurantes parceiros independentes do Brasil. Além disso, todos os restaurantes cadastrados na plataforma ficaram isentos da taxa de retirada quando os usuários fizerem um pedido pelo aplicativo e optarem por buscar a refeição pessoalmente.

O Uber Eats também é o único aplicativo a oferecer a esses restaurantes parceiros pequenos e independentes a opção de receber repasses diários, em vez de esperar até o final da semana, para ajudar na manutenção do fluxo de caixa.

 

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