Com funcionários trabalhando de casa há mais de um ano por conta da pandemia, empresas de todo o mundo todo tiveram que repensar em soluções para melhorar o dia a dia de suas equipes.
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, que ouviu 2.000 profissionais em abril de 2020, 60% já se diziam mais estressados e ansiosos. A psicóloga Daiane Andognini, CEO da HUG, consultoria especializada em Gestão de Pessoas, afirma que os gestores deveriam refletir sobre a maneira como gerenciam suas equipes, já que saúde e bem-estar refletem diretamente na produtividade.
“A Organização Mundial da Saúde calculou que a depressão e a ansiedade causam uma perda de aproximadamente US$ 1 trilhão na economia mundial por ano. Por outro lado, a mesma pesquisa afirma que, para cada US$ 1 investido na saúde e no bem-estar mental dos colaboradores, US$ 4 são percebidos em ganhos com o aumento da produtividade”, conta Daiane.
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Já Alexandre Barsi, CEO da Verify, consultoria de soluções digitais, conta que a empresa fez um levantamento interno para propor soluções para sua equipe. “Com relações interpessoais comprometidas com o trabalho remoto, é preciso ter sensibilidade e empatia para interpretar as particularidades e limitações do time. Assim, é possível promover ações que engajem, mesmo em meio a uma crise”, afirma.
A Verify, que desenvolveu salas on-line de jogos e cozinha para interação entre os colaboradores, criou um espaço de intercâmbio entre funcionários de oito estados e 24 cidades diferentes. “Já que a pandemia e a situação crítica continuam, o que podemos fazer para melhorar, ainda que um pouco, a rotina das pessoas?”, questiona Alexandre em busca de mais soluções.