A Fundacentro, instituição de pesquisa ligada ao governo federal para o fomento do trabalho seguro, saudável e produtivo, lançou recentemente a quarta publicação de sua série “Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos”. Disponível gratuitamente na internet, ela dispõe de orientações para o controle de exposição dérmica a produtos químicos.
A obra é dividida em três partes. A primeira apresenta a estrutura básica para a análise e gerenciamento de riscos à saúde decorrentes da exposição dérmica aos produtos químicos. A segunda traz o instrumento de coleta de dados, para registrar a avaliação realizada, e a terceira apresenta as fichas-resumo, nas quais podem ser inseridas a síntese da avaliação.
Segundo a autora, Marcela Gerardo Ribeiro, tecnologista da Fundacentro, os manuais foram desenvolvidos para facilitar a recomendação de ações preventivas, permitindo, assim, decisões céleres e acertadas quanto à exposição e controle, mesmo em situações que fogem do óbvio. Para ela, o material elaborado é autoexplicativo e baseado no conceito “control banding”, que categoriza danos, exposição, riscos e controles em faixas.
No livro, o usuário é conduzido ao resultado através de uma série de perguntas relativas às propriedades dos produtos químicos, que auxiliarão na categorização do perigo em uso, e às condições de trabalho, que determinarão a exposição. “Se o perigo, a exposição ou o risco avaliados se mostrarem inaceitáveis, são sugeridas ações de controle para reduzir o perigo (por substituição dos produtos) ou a exposição (controles de engenharia, reestruturação organizacional, EPI e capacitação pessoal)”, afirma Marcela.
Vale destacar que, para acessar a biblioteca online da Fundacentro, basta visitar esta página. Por meio dela, é possível pesquisar todo o acervo digital da instituição, e refinar buscas por assunto, título, autor ou outro detalhe que remeta à obra. Já o livro “Orientações Básicas para Controle da Exposição Dérmica a Produtos Químicos” pode ser baixado por aqui.