Médicos brasileiros desenvolvem adaptador do endoscópio para celular
Além de assumir um papel primordial na vida cotidiana, o celular também se tornou aliado na área da saúde. O avanço da tecnologia permitiu que o aparelho recentemente ganhasse a funcionalidade de endoscópio.
A novidade, chamada dispositivo M-SCOPE, é resultado de quatro anos de pesquisas feitas pelo médico otorrinolaringologista Dr. Edson Freitas, e o Professor titular de Otorrinolaringologia da Universidade São Paulo (USP), Ricardo Bento. No Brasil, já são mais de 100 profissionais usando essa tecnologia com seus pacientes.
Segundo o professor Bento, o dispositivo permite a captação de imagens endoscópicas, podendo ser utilizado endoscópio rígido ou flexível. “Acompanhando o aparelho, há um aplicativo próprio com regulagem de foco, intensidade luminosa e zoom e pode ser baixado na própria loja de aplicativos do celular”, explica.
O M-SCOPE custa 10 vezes mais barato do que o equipamento tradicional de endoscopia e apresenta maior eficácia. Segundo o Dr. Edson, ele deverá beneficiar milhões de brasileiros que nunca tiveram a oportunidade de fazer um exame endoscópico pelo alto custo de aparelhagem.
Com o dispositivo, também é possível mostrar as imagens em tempo real para os pacientes. Envolto em embalagem estéril, a novidade pode ser usada desde procedimentos mais simples até cirurgias complexas.