A mão de obra feminina vem conquistando cada vez mais espaço em mercados de trabalho anteriormente dominados por homens. Nas últimas duas décadas, segundo dados da Secretaria do Trabalho do Governo Federal, a participação feminina nas empresas industriais cresceu 14,3% e agora representa um em cada quatro postos formais de trabalho (25,3%). Essa tendência é constatada também na indústria metalmecânica: a proporção de postos de trabalho ocupados por mulheres nesse segmento apresentou alta de 37,3% entre 1997 e 2017, período da pesquisa mais recente realizada.
E um dos setores da indústria com presença constante de mulheres é a que realiza os processos de soldagem. Até porque o uniforme pesado, a máscara de proteção e as luvas, equipamentos essenciais para a prática da soldagem, podem até não deixar parecer em um primeiro momento, mas há cada vez mais mulheres desempenhando essa importante função nas fábricas.
Pensando nesse público, a Sumig – empresa líder sul-americana no desenvolvimento de tecnologias para soldagem manual e robotizada – promoveu uma ação especial nas redes sociais para marcar o Dia Internacional da Mulher.
O objetivo da empresa com a ação foi destacar o crescimento e a relevância do trabalho feminino na indústria, ainda mais em uma função considerada difícil e pesada, como é o caso da solda.