Pesquisas apontam que bem-estar dos funcionários se reflete no trabalho
O que muitos já sabem foi refletido em estudos: os trabalhadores cada vez mais priorizam o bem-estar e esse investimento se reflete na produtividade. Se essa premissa parte da própria organização, com programas de saúde ocupacional e valorização de seus colaboradores, o aumento de adesão é exponencial.
É o que aponta a pesquisa da Opinion Box encomendada pela plataforma de plano de saúde empresarial Alice, com 1 mil empresas: as que se preocuparam com o bem-estar físico e mental no ambiente laboral alcançaram índices maiores de engajamento interno. Já 70% dos colaboradores, neste cenário, relataram estar com a saúde “boa” ou“ótima”.
“Empresas têm o poder de interferir diretamente na qualidade de vida de seus colaboradores. Assim, devem estar atentas para criar uma cultura que estimule a equipe a praticar exercícios, ter boa alimentação e, como consequência, atingir reflexos positivos no bem-estar e, em última estância, na retenção de talentos”, destaca Gilberto Ururahy, médico com atuação em Medicina Preventiva, em artigo para Veja Rio.
Bem-estar em alta
Já outro levantamento, este da plataforma de empregos Infojobs, revelou que 86% das pessoas mudariam de emprego por saúde mental e mais satisfação no trabalho. “As empresas precisam entender que não é só sobre a promoção de benefícios e sim, sobre ter uma liderança inspiradora e humanizada, que ofereça reconhecimento financeiro e emocional, valores e propósitos inspiradores e tempo, ou seja, flexibilidade para equilibrar vida pessoal e profissional”, frisa Rodrigo de Aquino, especialista em psicologia positiva, ao site RH pra Você.
A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) conta com um robusto programa Bem-Estar no Trabalho, que atua na ação preventiva, para a construção de uma gestão mais humanizada, por meio da conscientização sobre vínculos positivos com o trabalho.“O programa contribui para o desenvolvimento dos servidores desde 2009. Com quase 15 anos, se tornou uma importante ação do Você em Foco, Programa de Qualidade de Vida no Poder Judiciario de Santa Catarina (PJSC)”, explica Marcelo Dias e Silva, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas.
Silva acrescenta que a cada edição do projeto, mais pessoas aderem, gerando reflexões sobre a relação com o trabalho e hábitos que possam contribuir positivamente para o nosso bem-estar físico e emocional. “Seu formato presencial é uma forma de valorizar os participantes e permitir a desconexão das atividades cotidianas, favorecendo a imersão nos temas e o alcance dos objetivos propostos”, conclui.
Foto: reprodução