PL visa aposentadoria especial para área de apoio à saúde

0

O Projeto de Lei 3016/20 busca garantir aposentadoria especial ao profissional de saúde e apoio que tenha trabalhado diretamente no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em ambiente hospitalar. Desta forma, pelo texto, vigilantes, auxiliar de serviços gerais, recepcionistas, auxiliar de lavanderia, administrativos e agentes funerários poderiam requerer o benefício aos 60 anos, desde que haja, pelo menos, 25 anos de contribuição.

Esse é o mesmo modelo previsto a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem pela Reforma da Previdência de 2019 (Emenda Constitucional 103/19). A comprovação da atuação deverá ser feita por laudo individual, por médico do trabalho ou por engenheiro de segurança de trabalho. O PL ainda ressalta que o uso de equipamento de proteção individual (EPI) não impede a aposentadoria especial.

A proposta, do deputado Ronaldo Carletto (PP-BA), tramita na Câmara dos Deputados. Segundo ele, o enfrentamento da pandemia tem colocado em risco a saúde e a vida de quem atua na linha de frente da crise.

“Esses profissionais de apoio à saúde estão expostos da mesma forma que os demais e devem fazer jus à aposentadoria especial”, disse. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre primeiro de março e dia 1 de junho deste ano, pelo menos 83 mil dos cerca de dois milhões de profissionais de saúde do Brasil foram contaminados pelo vírus.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 30.04.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link