Rexam Jacareí celebra cinco anos sem acidentes com afastamento

0
empresa
Funcionários da Rexam comemoram cinco anos sem acidentes

A unidade da Rexam de Jacareí, em São Paulo, comemora mais um recorde alcançado na última semana: cinco anos de operações sem registro de acidentes com afastamento. A marca reflete o engajamento dos funcionários com as boas práticas de segurança durante a execução de suas atividades e do reforço constante em cima do tema.

O recorde é, em grande parte, fruto do Programa ‘Comportamento Legal’, que tem como foco trabalhar o conceito de Segurança como um valor contínuo. Para isso, a empresa investe na criação de uma cultura que gira em torno dos seguintes pilares: observação constante dos funcionários em sua rotina de trabalho, feedback, desenvolvimento de metas de segurança, monitoramento e reconhecimento com base em melhoria.

O programa tem como base dez comportamentos adequados e dez comportamentos de risco, a partir dos quais são distribuídos cartões verdes e vermelhos. Além disso, dentro do guarda-chuva do ‘Comportamento Legal’ está a realização de campanhas anuais para reforçar a importância da adoção de procedimentos seguros como um hábito e, mais que isso, uma escolha do funcionário.

Entre as ações está a campanha ‘Eu Cuido’, que encerrou seu segundo ano, em 2014, evoluindo do conceito de reconhecimento individual para a premiação por meio do voluntariado. A mecânica consiste no atingimento das metas definidas pela área de EHS Corporativo referentes aos resultados dos indicadores de segurança e participação no Programa comportamento Legal, que são revertidas em dinheiro, com o valor arrecadado sendo utilizado para o desenvolvimento de projetos sociais em instituições das comunidades locais escolhidas pelos próprios funcionários. Outra iniciativa com proposta semelhante é o ‘Good Day’, que também converte em recursos para instituições beneficentes a conquista de metas de produção, com qualidade e segurança.

“Lembro que, ao alcançarmos quatro anos de operações sem acidentes, disse a todos para esquecermos os quatro anos e pensarmos que estávamos começando uma nova jornada de segurança. A partir de agora, começamos mais um desafio: o de sermos melhores a cada dia para construirmos um ambiente mais seguro e mais agradável para a fábrica e para os colegas” conta Rui Silva, Gerente de Produção de Jacareí.

Atualmente, a unidade conta com 158 funcionários diretos e 126 colaboradores terceirizados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.