A maioria das empresas já acompanhou mudanças estruturais e dificuldades econômicas, porém, nenhum momento pode ser comparado com a pandemia que, da noite para o dia, causou no mundo corporativo modificações em toda a logística. Os gestores de recursos humanos estiveram à frente desse processo, afinal, diversos setores precisaram rever suas políticas, seja para estabelecer o trabalho remoto de forma imediata ou para readequar suas estruturas para a manutenção do trabalho presencial.
Segundo uma pesquisa citada pela revista Harvard Business, 73% dos funcionários dependem do apoio de seus empregadores e gerentes para se adaptarem à nova após o início da pandemia. Com a flexibilização das regras locais para a retomada do trabalho em espaço físico, as empresas já planejam que a retomada – presencial, híbrida ou a continuidade do trabalho remoto – seja uma experiência saudável e, ao mesmo tempo, que assegure condições para que a produtividade e rentabilidade se mantenham.
Por isso, o futuro dos gestores de RH nunca pareceu tão promissor e estratégico. Afinal, é nesse ambiente que são tomadas as decisões que impactam em todas as áreas de uma empresa. Para assegurar o bom desempenho dessa função estratégica no atual cenário, a Omint lançou o e-book gratuito “Guia Para o RH do Futuro“. O Guia traz informações sobre a organização dos departamentos para os próximos anos, quais conhecimentos devem ser adquiridos e como os funcionários podem ajudar a manter o sucesso do negócio.
“Criatividade, inovação e inteligência de dados são aspectos que se somam à lista de atenções que os gestores de RH devem ter na perspectiva para os próximos anos”, destaca Cícero Barreto, diretor Comercial e de Marketing da Omint. Por isso, o “Guia” contextualiza o “RH do Passado”, indicando pontos que precisavam de melhorias, e o “RH do Presente”, trazendo dicas que orientam o profissional a observar com atenção o bem estar dos colaboradores, de forma a garantir sua saúde emocional e física.
“Já é possível ver o futuro se aproximando quando empresas adotam tecnologias que utilizam sistemas de inteligência artificial para processar currículos, e chatbots para executar a triagem inicial durante a fase de contratação. Porém, o RH do Futuro vai olhar ainda com mais atenção para os colaboradores e para desenvolver um ambiente de trabalho mais inspirador, que valoriza cada vez mais o capital humano”, avalia Barreto.