Três Lagoas é a segunda cidade do MS com mais acidentes no trabalho

2

29634-enciclopedia-das-aguas-do-msTrês Lagoas é a segunda cidade do Estado com maior número em registros de acidente do trabalho. Em 2013 foram, em média, três acidentes por dia na cidade. Os dados divulgados no dia 26 de outubro, fazem parte do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social dos anos de 2012 e 2013.

A pesquisa aponta que Três Lagoas registrou em 2012 1.214 ocorrências de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, ou seja, três acidentes por dia. Em 2013 acumularam-se 1.112 acidentes, ou seja, 102 casos a menos de um ano para o outro. O índice representa quase um acidente a menos por dia.

Em contrapartida, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, é líder no ranking e, ao contrário de Três Lagoas, registrou aumento no número de casos entre um ano e outro.

Campo Grande, em 2012, somou 3.893 acidentes no ambiente laboral. Os números são assustadores. São, em média, mais de duas ocorrências por hora. Em 2013 o aumento foi de 146 casos a mais, o que corresponde a 11 acidentes por dia, em média.

Em terceiro lugar aparece a segunda maior cidade do Estado, Dourados. Com 1.087 registros em 2012 e 1.040 no ano de 2013.

Outras cidades do Estado possuem total de acidentes bem abaixo que as três primeiras cidades. Juntas, Mato Grosso do Sul acumula 11.402 registros na pesquisa de 2013.

De acordo com o técnico em segurança do trabalho, Fábio Rafael Dias Barbosa, a negligência é o maior causador de acidentes no trabalho. “A compra de equipamentos de segurança nem sempre é acatada por alguns comerciantes. Há equipamentos que todas as empresas devem, obrigatoriamente, possuir e por vezes achar que nada nunca ocorrerá, ignoram ainda mais”. Entre os itens obrigatórios, destacam-se: o extintor, o kit de primeiros socorros e a sinalização adequada.

Vale ressaltar que a exigência de alguns equipamentos de segurança varia de acordo com o porte da empresa. É, justamente, por isso, que algumas empresas devem criar a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Sendo indústria, construção civil e empresas ligadas à área de saúde a maioria delas. “A Cipa tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”, esclarece.

Em Três Lagoas, assim como no Brasil, os acidentes ocorrem normalmente em indústrias, construção civil e área da saúde, onde há também, o risco da contaminação.

Fonte: JP News

2 Comentários
  1. Mariane coelho das neves diz

    Gostei muita dessa reportagem, fala que alguma cidade que tem a maior nível de acidentes causado por falda de EPI. É muitas empresas não se importam com a vida dos trabalhadores e se recusam a investir em EPIs e as proteções adequadas e tem como a saúde do trabalhador. E que vem com ao langor tempo tentando desfazer se número ser cada vez menor.
    O EPI é às vezes a única defesa do trabalhador quanto aos agentes agressores no ambiente de trabalho. Devemos pensar que nos casos de acidente de trabalho todos saem perdendo, família, governo, empresa e até o acidentado. Devemos sempre nos preocupar com a nossa Segurança no Trabalho, isso não é dever só do patrão, da empresa, da CIPA ou do Técnico de Segurança do Trabalho. Na verdade, ninguém pode fazer mais pela segurança do trabalhador do que ele mesmo! De nada adianta normas de Segurança se o trabalhador não seguir, de nada adianta o EPI se não for usado. Devemos nos esforçar para nos defender deles e voltar para as pessoas que nos amam sempre intactos e felizes.

  2. RAMON DE SOUZA MARTINS diz

    Muito boa reportagem assim mostrar a incompetência dos órgãos que deveriam cuidar e finalizar a segurança no trabalho, enquanto não houver uma mobilização dos empregadores, órgãos competentes e empregados, os acidentes de trabalho continuaram matando como se fosse uma epidemia no Brasil.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...